Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27482

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Rodrigo Volcan-
dc.contributor.authorSantos, Henrique de Miranda dos-
dc.date.accessioned2025-10-22T14:40:32Z-
dc.date.available2025-10-24T03:00:10Z-
dc.date.issued2023-10-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Henrique de Miranda dos. Crítica da noção de sustentabilidade no ensino de química: uma proposta de sequência didática. 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27482-
dc.description.abstractThis research focuses on how ideologies are present in the teaching of chemistry. In order to respond to the central research question, which is "how does ideology function as a social regulator within the teaching of chemistry?", the present study, presented from the perspective of Marxist theory, puts to work concepts of historical materialism and social reproduction to analyze how the notion of sustainability operates in high school chemistry classes. The method involved a non-systematic literature review, and in an initial approach with the classes, questionnaires were used involving questions about the theme of sustainability and sustainable development. The questionnaires were organized with Likert satisfaction scales and space for dissertations, supplemented with space for drawings by students. Analyzing the results obtained from this initial approach, it can be concluded that there is a direct correlation between the ideological apparatuses of the State, represented by the school, and the non-problematization of teaching, treating the effect of environmental degradation as only an environmental problem, without contextualizing the various negative effects of the capitalist mode of production. Based on the analysis of these results, a didactic sequence was created in which the sustainability theme was treated critically, which allowed the classes to mobilize to think about the environmental issue in relation to the functioning of our mode of production.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectMaterialismo históricopt_BR
dc.titleCrítica da noção de sustentabilidade no ensino de química: uma proposta de sequência didáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6424652558098121pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0896768505992884pt_BR
dc.contributor.referee1Araujo Neto, Waldmir Nascimento de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4908905422036211pt_BR
dc.contributor.referee2Garcia, Tomás Coelho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5684418691792059pt_BR
dc.contributor.referee3Rocha, Joyce Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2652559792362236pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o foco em como as ideologias estão presentes na disciplina química. A fim de responder ao problema central da pesquisa, qual seja “como a ideologia funciona como um regulador social dentro da disciplina química?”, o presente estudo, apresentado sob a perspectiva da teoria marxista, coloca para trabalhar conceitos do materialismo histórico e da reprodução social para analisar como a noção de sustentabilidade opera em turmas do ensino médio de química. O método envolveu uma revisão não sistemática da literatura e numa primeira aproximação com as turmas foi utilizado questionários envolvendo perguntas sobre o tema. Os questionários foram organizados contendo escala de satisfação Likert e espaço para dissertação, complementado com espaço para desenhos por parte dos alunos. Analisando-se os resultados obtidos desta primeira abordagem, pode-se concluir haver uma correlação direta entre os aparelhos ideológicos do Estado, representado pela escola, e a não problematização do ensino, tratando o efeito da degradação ambiental como um problema apenas ambiental, sem contextualizar os diversos efeitos negativos do modo de produção capitalista. A partir da análise destes resultados, criou-se uma sequência didática na qual o tema sustentabilidade foi tratado de forma crítica, o que possibilitou uma mobilização das turmas para pensar a questão ambiental relacionando ao funcionamento de nosso modo de produção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Química em Rede Nacional - ProfQui

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
HMSantos.pdf2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
HMSantos_produto.pdf1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.