Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27485
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Christo, Deborah Chagas | - |
| dc.contributor.author | Oliveira, Patricia Alcantara de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-22T15:05:52Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-24T03:00:10Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05 | - |
| dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Patricia Alcantara de. Joias da alma : uma devolução aos meus ancestrais. 2025. 82 f. TCC (Graduação) - Curso de Desenho Industrial, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27485 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Joias | pt_BR |
| dc.subject | Design | pt_BR |
| dc.subject | Negros | pt_BR |
| dc.subject | Indígenas | pt_BR |
| dc.subject | Resistência | pt_BR |
| dc.subject | Black people | pt_BR |
| dc.subject | Jewelry | pt_BR |
| dc.subject | Indians | pt_BR |
| dc.subject | Underground movements | pt_BR |
| dc.title | Joias da alma : uma devolução aos meus ancestrais | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5648112849584104 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2970608037924746 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Souza, Patricia March de | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9563213401361367 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Geammal, Jeanine Torres | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9651080634618650 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este projeto, como o próprio nome sugere, tem como protagonistas os meus ancestrais, pretos e indígenas, e relatos de como é ser uma pessoa negra nesta sociedade. Embalado por belas canções, sons de banjos e cabaças, ou gritos desesperados e disparos, retrato a realidade da dualidade do nosso existir, fragmentada por artifícios extremamente necessários, como a própria música, a autoestima e as joias. Através das cores da tintura do urucum, do vermelho do nosso sangue que ainda pulsa, e do que para de pulsar sempre que perdemos um dos nossos, dos grafismos que os indígenas utilizam até hoje, do soar do nosso ser e da cor da nossa pele, tento capturar a profundidade dessa vivência. Como resultado dessa realidade dividida em sentidos antagônicos, o produto final — o colar da ALMA — materializa toda essa busca por pertencimento e liberdade, uma busca que seguimos perseguindo até os dias de hoje. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Desenho Industrial - Projeto do Produto | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| PAOliveira.pdf | 4.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.