Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27489
| Type: | Dissertação |
| Title: | Elaboração de textos como metodologia didática baseada no enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de Química |
| Author(s)/Inventor(s): | Silva, Daniel Paes da |
| Advisor: | Silva, Joaquim Fernando Mendes da |
| Abstract: | A filosofia CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) tem como proposição ressignificar conceitos no Ensino de Ciências. Assim, há uma necessidade de se desenvolver novas práticas docentes, na atualidade da educação brasileira, onde ainda há uma prevalência Em ser conteudista. O enfoque CTS busca a formação cidadã para uma postura participativa na sociedade, como a formação política no contexto social, uma vez que, por meio do discurso e da ação, os homens conseguem se manifestar entre si. Assim, os discentes sob a mediação do professor confeccionaram uma história de ficção, mas que imitava a todo instante a realidade. Onde tomamos como base a fundamentação de dois filósofos alemães: Hannah Arendt (na teoria da ação) e Friedrich Schiller (a necessidade de uma educação estética). Foi elaborada uma metodologia com base na educação CTS por meio da produção textual fazendo com que os alunos pudessem se comportar como autores e atores sociais, para futuras iniciativas cotidianas. A elaboração de cada texto foi feita em dupla, totalizando dezesseis cartas entre as turmas de forma equivalente (oito cartas na turma 3001 e oito na turma 3002). Essas cartas representavam a escrita de um personagem com seus interesses particulares no aspecto científico e tecnológico da sociedade. A trama circulava em torno de uma empresa de agrotóxicos à Divinfruts. Por meio desses textos no formato de cartas, os alunos se comunicavam entre si através de personagens que compunham essa história, tanto em debates, quanto em representações teatrais. Assim, essa metodologia se fez pertinente no espaço escolar estabelecendo mecanismos para que os participantes se colocassem como senhores de seus atos. A história de ficção fez com que surgissem novos caminhos para tratar temas de interesse social. Nesse âmbito os alunos apresentaram um melhor entendimento da aplicação da Química em suas vidas. |
| Abstract: | The CTS philosophy (Science, Technology and Society) proposes to reframe concepts in Science Education. Thus, there is a need to develop new teaching practices, in the current Brazilian education, where there is still a prevalence of being a content writer. CTS seeks citizen training for a participatory posture in society, such as political training in the social context, since, through discourse and action, men are able to manifest themselves among themselves. Thus, the students under the teacher's mediation made up a fictional story, but which imitated reality at all times. Where we take as a basis the foundation of two German philosophers: Hannah Arendt (in the theory of action) and Friedrich Schiller (the need for an aesthetic education). A methodology was developed based on CTS education through textual production so that students could behave as authors and social actors, for future daily initiatives. The elaboration of each text was done in pairs, totaling sixteen letters between classes in an equivalent way (eight cards in class 3001 and eight in class 3002). These letters represented the writing of a character with his particular interests in the scientific and technological aspect of society. The plot circulated around a pesticide company to Divinfruts. Through these texts in the form of letters, students communicated with each other through characters that made up this story, both in debates and in theater performances. Thus, this methodology became relevant in the school space by establishing mechanisms for participants to place themselves as masters of their actions. The history of fiction has given rise to new ways to deal with topics of social interest. In this context, students presented a better understanding of the application of Chemistry in their lives. |
| Keywords: | Química Teoria em ação Experiencia estética Ciência, tecnologia e sociedade Ensino de química |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química |
| Production unit: | Instituto de Química |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 9-Apr-2021 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | SILVA, Daniel Paes da. Elaboração de textos como metodologia didática baseada no enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de Química. 2021. 182 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
| Appears in Collections: | Ensino de Química |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 919524.pdf | 2.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.