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http://hdl.handle.net/11422/27520
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Ensino de língua inglesa para a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental: formação e práticas docentes |
| Author(s)/Inventor(s): | Silva, Lidiane Galindo da |
| Advisor: | Menezes, Danielle de Almeida |
| Abstract: | O reconhecimento da Língua Inglesa como língua franca parece ser um fator que estimula a oferta de ensino de Inglês pelas instituições escolares para alunos a partir dos primeiros anos de escolarização. Nesse sentido, a suposta influência da globalização no mercado de trabalho e, consequentemente, da língua inglesa como instrumento de comunicação, torna-se um atrativo para os pais interessados em investir no futuro dos filhos. Há ainda a crença de que quanto mais cedo é a exposição às línguas adicionais, mais fácil se torna o aprendizado. Apesar de discutíveis, é possível, portanto, encontrar razões que expliquem a ampliação da oferta do ensino de inglês ao público infantil. Contudo, essa expansão do mercado, que abre oportunidades de trabalho para professores de inglês, não tem encontrado respaldo nos cursos de formação de professores. O ensino de inglês para crianças (LIC), portanto, enfrenta um preocupante paradoxo na nossa sociedade: por um lado, há grande demanda; por outro, os profissionais formados não estão preparados para as especificidades dessa realidade de ensino. Uma das razões para isso é a ausência de documentos oficiais nacionais que regulamentem o ensino de LIC. Com isso, os currículos dos cursos de Letras seguem inalterados e carentes de disciplinas específicas que abordem esta temática (TONELLI, FERREIRA & BELOCORDEIRO, 2017; TONELLI E CRISTOVÃO, 2010). De forma a entender melhor as realidades de ensino de LIC no Rio de Janeiro e o impacto (ou não) de uma formação inicial inespecífica para a infância, este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de um estudo realizado com docentes de inglês que atuam na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Para isso, aplicamos um questionário, com perguntas abertas e fechadas, elaborado a partir de entrevistas realizadas com cinco docentes (MELO & MENEZES, 2022) professores e professoras do estado do Rio de Janeiro. Os resultados das perguntas fechadas do questionário foram quantificados e dispostos em tabelas, enquanto as perguntas abertas foram submetidas à Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados iniciais das análises sugerem a necessidade de que os currículos dos cursos de formação inicial de professores de inglês sejam repensados de modo a oferecer subsídios para docentes de inglês que trabalham com LIC. |
| Keywords: | Língua inglesa Ensino fundamental Práticas docentes |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Production unit: | Faculdade de Letras |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 6-Jan-2025 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Letras - Inglês |
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