Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27521

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Novas perspectivas para o ensino de literatura infantil e juvenil afro-brasileira: um diálogo entre a teoria e a prática
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Ana Claudia da
Orientador: Considera, Anabelle Loivos
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a literatura infantil e juvenil afro-brasileira nas últimas décadas. E, desta forma, deseja discutir alguns apontamentos e transformações do ensino da literatura nas escolas públicas de nosso país. Para isso, serão abordadas questões temáticas da diversidade étnico-racial e a proposta de utilizarmos a literatura afro-brasileira como uma ponte para o combate ao preconceito e ao racismo nas salas de aula. Apresentamos aqui alguns questionamentos que serão abordados neste estudo: Qual é a importância do ensino da literatura nas escolas? Como se deu a transformação da literatura nas últimas décadas? Qual a contribuição da literatura infantil e juvenil na sala de aula do ensino fundamental? Para realizar este estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica, com base em alguns autores que dialogam com a proposta do ensino da literatura infantil e juvenil afro-brasileira, a fim de que sejam apresentadas suas obras literárias e suas discussões sobre o tema abordado. As autoras presentes nesta pesquisa são: Heloísa Pires Lima, Sônia Rosa e Kiusam de Oliveira.
Palavras-chave: Literatura infantil
Literatura juvenil
Antirracista
Diversidade
Relações étnico-raciais
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACSilva.pdf239.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.