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http://hdl.handle.net/11422/27543
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Earp, Fábio Sá | - |
| dc.contributor.author | Santos Junior, Josias Rocha dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-28T19:13:06Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-30T03:00:09Z | - |
| dc.date.issued | 2023-08-25 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS JUNIOR, Josias Rocha dos. Desenvolvimento ferroviário no Brasil: relação com a economia cafeeira e uma comparação com a pioneira Inglaterra. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27543 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ferrovias | pt_BR |
| dc.subject | Café | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento econômico | pt_BR |
| dc.subject | Indústria | pt_BR |
| dc.subject | Financiamento | pt_BR |
| dc.title | Desenvolvimento ferroviário no Brasil: relação com a economia cafeeira e uma comparação com a pioneira Inglaterra | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0337996049282754 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Bastian, Eduardo Figueiredo | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3602965161433193 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Prado, Luiz Carlos Delorme | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3831939468969617 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O desenvolvimento ferroviário no Brasil enfrentou desafios consideráveis, especialmente no que diz respeito ao financiamento de projetos dispendiosos. Contudo, parte desse desafio foi superada graças ao transbordamento de capital proveniente da economia cafeeira. A economia agroexportadora desempenhou um papel crucial na estrutura econômica do Brasil, tornando-o o maior exportador de café já no século XIX. Os fazendeiros, frequentemente com laços políticos sólidos, exerceram uma influência significativa no estabelecimento da malha ferroviária nas áreas de cultivo de café. O crescimento da economia cafeeira impulsionou a imigração como uma resposta à necessidade de mão de obra, e os imigrantes, ao receberem remuneração em dinheiro, contribuíram para o aumento da renda familiar no país. O desenvolvimento das ferrovias teve um papel crucial no fortalecimento dos aspectos necessários para a industrialização do país, criando um ambiente mais favorável ao surgimento da indústria. O desenvolvimento das ferrovias no Brasil pode ser comparado a casos internacionais, especialmente com o pioneirismo da Inglaterra, destacando-se tanto as diferenças quanto as semelhanças. Essas comparações englobam a estrutura do sistema de transporte antes do advento das linhas férreas, o papel do Estado, a disponibilidade de mão de obra, o arranjo político, a capacidade de investimento e os diversos graus de impacto na sociedade. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Ciências Econômicas | |
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|---|---|---|---|---|
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