Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27566

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Os valores culturais sobre seguros de vida por titulares de apólices
Autor(es)/Inventor(es): Akra, Pedro Mello Costa
Tutor: Goia, Marisol Rodriguez
Resumen: A sociedade brasileira foi tradicionalmente marcada por uma baixa adesão à contratação de seguros. No entanto, durante o período de instabilidade sanitária causado pelo vírus da Covid-19, o mercado segurador apresentou uma variação positiva na penetração do produto, no ramo de vida, acima das estimativas. A partir desse fato, o presente estudo mostra uma análise sobre os valores culturais dos seguros de vida perante a perspectiva de titulares de apólices. O estudo buscou entender os perfis de contratantes de seguro de vida e analisar eventos de transição em suas vidas que apontem para potenciais gatilhos de compra em direção a esse produto. Este trabalho tem natureza qualitativa e foi amparado em entrevistas individuais de roteiro semiestruturado com 7 segurados, isto é, titulares de apólices de seguros que, voluntariamente, participaram da pesquisa. De acordo com os relatos dos respectivos entrevistados foi possível mapear os perfis consumidores de seguros de vida, as razões de influência por trás desse produto, as proteções para os momentos mais delicados e os recursos patrimoniais que vão além do seguro. A partir disso, identificou-se que as relações familiares são os principais motivos da contratação de seguros de vida, bem como a aquisição de um imóvel próprio financiado, o medo de uma possível redução de renda com a chegada da aposentadoria e a preocupação com os entes quando não há heranças financeiras.
Materia: Seguro de vida
Ciclo de vida
Valores
Cultura
Comportamento do consumidor
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : AKRA, Pedro Mello Costa. Os valores culturais sobre seguros de vida por titulares de apólices. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PMCAkra.pdf222.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.