Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27568
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Moura, Luiz Carlos Feitosa de | - |
| dc.contributor.author | Lopes, Rafaela Stephany Barreto | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-03T10:48:11Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-05T03:00:11Z | - |
| dc.date.issued | 2023 | - |
| dc.identifier.citation | LOPES, Rafaela Stephany Barreto. Educação financeira entre as mulheres: as barreiras enfrentadas na relação da figura feminina com o dinheiro. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27568 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
| dc.subject | Mulheres | pt_BR |
| dc.subject | Finanças | pt_BR |
| dc.title | Educação financeira entre as mulheres: as barreiras enfrentadas na relação da figura feminina com o dinheiro | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0848696470330673 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A educação financeira é um tema de grande importância em geral e torna-se ainda mais relevante para as mulheres, visto que permite romper desigualdades históricas de gênero, garantir maior confiança nas relações, proporcionar segurança financeira em todas as idades e, consequentemente, romper com o comum cenário de dependência masculina. Além disso, permite um maior controle financeiro, uma melhor tomada de decisão, a redução do estresse, um bom gerenciamento patrimonial, garantias para o futuro e melhores oportunidades financeiras. No entanto, esse tema encontra-se distante da realidade feminina devido ao seu contexto social e à falta de acesso, incentivo e motivação ao tema das finanças. Portanto, este trabalho se propôs a analisar mais a fundo os efeitos da educação financeira para as mulheres em sua relação com o dinheiro. Assim, foram investigadas as barreiras enfrentadas por elas no acesso à informação sobre o mundo das finanças, relacionando aspectos como a percepção da educação financeira de forma geral, a tomada de decisão financeira, suas influências e a maneira como é percebida entre o público feminino. Para isso, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com 12 mulheres de contextos sociais distintos, individualmente, utilizando um questionário inicial com 8 perguntas que incluía aspectos como: renda individual, faixa etária e nível de escolaridade. Por meio dessas entrevistas, foi possível identificar que existe um grande espaço a ser conquistado na construção da relação da mulher com as finanças. Isso envolve a falta de incentivo em nível nacional, o sentimento de insegurança, as relações familiares, a dependência de figuras masculinas e um certo distanciamento da independência financeira. Contudo, essa relação não é estritamente negativa e vem sendo melhorada através das novas gerações e da acessibilidade ao conhecimento fornecida pela internet e pelas redes sociais. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Administração | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| RSBLopes.pdf | 536.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.