Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27568

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoura, Luiz Carlos Feitosa de-
dc.contributor.authorLopes, Rafaela Stephany Barreto-
dc.date.accessioned2025-11-03T10:48:11Z-
dc.date.available2025-11-05T03:00:11Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationLOPES, Rafaela Stephany Barreto. Educação financeira entre as mulheres: as barreiras enfrentadas na relação da figura feminina com o dinheiro. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27568-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectFinançaspt_BR
dc.titleEducação financeira entre as mulheres: as barreiras enfrentadas na relação da figura feminina com o dinheiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0848696470330673pt_BR
dc.description.resumoA educação financeira é um tema de grande importância em geral e torna-se ainda mais relevante para as mulheres, visto que permite romper desigualdades históricas de gênero, garantir maior confiança nas relações, proporcionar segurança financeira em todas as idades e, consequentemente, romper com o comum cenário de dependência masculina. Além disso, permite um maior controle financeiro, uma melhor tomada de decisão, a redução do estresse, um bom gerenciamento patrimonial, garantias para o futuro e melhores oportunidades financeiras. No entanto, esse tema encontra-se distante da realidade feminina devido ao seu contexto social e à falta de acesso, incentivo e motivação ao tema das finanças. Portanto, este trabalho se propôs a analisar mais a fundo os efeitos da educação financeira para as mulheres em sua relação com o dinheiro. Assim, foram investigadas as barreiras enfrentadas por elas no acesso à informação sobre o mundo das finanças, relacionando aspectos como a percepção da educação financeira de forma geral, a tomada de decisão financeira, suas influências e a maneira como é percebida entre o público feminino. Para isso, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com 12 mulheres de contextos sociais distintos, individualmente, utilizando um questionário inicial com 8 perguntas que incluía aspectos como: renda individual, faixa etária e nível de escolaridade. Por meio dessas entrevistas, foi possível identificar que existe um grande espaço a ser conquistado na construção da relação da mulher com as finanças. Isso envolve a falta de incentivo em nível nacional, o sentimento de insegurança, as relações familiares, a dependência de figuras masculinas e um certo distanciamento da independência financeira. Contudo, essa relação não é estritamente negativa e vem sendo melhorada através das novas gerações e da acessibilidade ao conhecimento fornecida pela internet e pelas redes sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RSBLopes.pdf536.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.