Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27570

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMiranda, Ana Paula Celso de-
dc.contributor.authorCandido, Rayner Costa-
dc.date.accessioned2025-11-03T12:14:04Z-
dc.date.available2025-11-05T03:00:11Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCANDIDO, Rayner Costa. Digitalização do mercado de alimentação, o rápido crescimento e popularização do delivery como meio de consumo: uma análise do processo de decisão de compra do consumidor de delivery da categoria sobremesas, bolos e doces e as diferenças entre as gerações Y e Z. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27570-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeliverypt_BR
dc.subjectEntrega de mercadoriaspt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectSobremesaspt_BR
dc.titleDigitalização do mercado de alimentação, o rápido crescimento e popularização do delivery como meio de consumo: uma análise do processo de decisão de compra do consumidor de delivery da categoria sobremesas, bolos e doces e as diferenças entre as gerações Y e Zpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5061912856624094pt_BR
dc.description.resumoO consumo de itens de alimentação por delivery, através de aplicativos para celulares, tem cada vez mais crescido, com grande destaque no período de pandemia (entre 2020 e 2022), a qual modificou a dinâmica do mercado, em função das restrições de circulação impostas. Portanto, percebendo a relevância de tal modo de consumo, unido a um nicho pouco estudado dentro deste mercado, buscou-se identificar quais são os fatores que levam à decisão de compra de refeições da categoria sobremesas, bolos e doces por meio de plataformas de delivery e às diferenças de hábitos e modos de consumir entre as gerações Y e Z. A fim de atender esse objetivo, foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva, com análise de dados quantitativos, coletados através de um questionário online com uma amostra não probabilística em que foram coletadas 71 respostas válidas, analisadas por meio de estatística descritiva. Quanto ao perfil dos respondentes, a amostra foi composta por indivíduos das gerações Y e Z, portanto que possuem entre 14 e 42 anos, com maioria dos respondentes do gênero feminino, grande parte com ensino superior completo ou cursando, todos moradores da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Como resultados, foi possível identificar que grande parte dos consumidores possuem o aplicativo Ifood (97%), com uma baixa frequência de consumo de itens da categoria estudada (entre 1 a 2 vezes no mês), no processo de busca de informações, foi possível perceber que são considerados fatores como: o conhecimento pessoal sobre as lojas e produtos, nota e comentários de avaliações nos aplicativos, recomendação de amigos e familiares e destaque no aplicativo. Quanto ao processo de avaliação de alternativas, foi percebido que os principais fatores de relevância, são: preço, descrição dos produtos, oferta de cupons de desconto, lojas que já conhece, boas fotos no cardápio e oferta de frete grátis. Não foram encontradas diferenças entre as gerações. Espera se que essa pesquisa possa ajudar donos e tomadores de decisões de lojas da categoria sobremesas, bolos e doces, a formar suas estratégias na gestão de seus negócios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RCCandido.pdf460.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.