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http://hdl.handle.net/11422/27598
| Type: | Tese |
| Title: | Ship emissions assessment by automatic identification system and big data in Latin America |
| Author(s)/Inventor(s): | Cepeda, Maricruz Aurelia Fun Sang |
| Advisor: | Caprace, Jean David Job Emmanuel Marie |
| Co-advisor: | D’Agosto, Márcio de Almeida |
| Abstract: | Os dados do Sistema de Identificação Automática (AIS) registram uma grande quantidade de informações sobre a segurança e proteção de navios e instalações portuárias no setor de transporte marítimo internacional. No entanto, os grandes bancos de dados não são úteis apenas para funções de segurança. Também pode ser útil para outras áreas do tráfego marítimo, reduzir os impactos ambientais, melhorar a logística e examinar a conformidade com os regulamentos atuais da Organização Marítima Internacional (OMI). O objetivo desta pesquisa é estimar o inventário de emissões de navios e avaliasse a eficiência de várias opções técnicas para reduzir o impacto dos navios oceânicos na atmosfera e no clima. Em outras palavras, pretende examinar como melhorias tecnológicas e estratégias políticas podem ajudar a reduzir as emissões do transporte marítimo internacional no futuro. Os dados de entrada para as abordagens foram coletados de varias fontes e bancos de dados (BD) marítimos, como o registro mundial da frota de navios e o BD AIS. A presente proposta avalia como possíveis melhorias na tecnologia, energias e combustíveis alternativos impactariam a evolução futura das emissões dos navios. Três estudos de caso (EC) são desenvolvidos para estimar as emissões dos navios baseados no AIS. O último EC adicionou a aplicação de cenários, considerou a combinação de tecnologias e de demanda de tráfego de navios baseados principalmente pelo crescimento econômico. A previsão é para 2050. O resultado mostra como energias e combustíveis alternativos podem impactar até 50% da maioria das emissões de navios menores, junto à implementação das novas regulações internacionais. Por fim, a melhor compreensão quantitativa da eficiência e do impacto das alternativas técnicas para reduzir as emissões dos navios ajudariam os tomadores de decisão a melhorar suas estratégias. |
| Abstract: | Automatic Identification System (AIS) data records a high quantity of information regarding the safety and security of ships and port facilities in the international maritime transport sector. However, the big databases are not only useful for these safety functions. It can also be helpful for other areas in maritime traffic, such as reducing environmental impacts, improving logistics, and examining compliance with current International Maritime Organization (IMO) regulations. The purpose of this research is to provide a ship emission inventory and an assessment of the efficiency of several technical options to reduce the impact of ocean-going ships on the atmosphere and climate. In other words, this work aims to examine how technological improvements and policy strategies might help reducing emissions from international shipping in the future. Input data for these approaches were collected from different sources and maritime databases such as the worldwide ship fleet register and AIS database. The present proposal assess how possible improvements in technology or alternative energies and fuels could impact the future evolution of ship emissions. Three cases of studies are developed to estimate ship emissions based on AIS. The last case study added an application of scenarios, and it defined considering a combination of technologies and several future ship traffic demand scenarios mainly determined by the economic growth. The prediction is for 2050. The result shows how alternative energies and fuels could impact almost 50% of most minor ship emissions, concurrently implementing newly introduced international policy measures. In conclusion, a better quantitative understanding of the efficiency and impact of the technical alternative to reduce ship emissions may help the decision-makers to improve their strategies. |
| Keywords: | Sistema de Identificação Automática Poluição do ar Transporte marítimo Organização Marítima Internacional Impacto ambiental |
| Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA::TECNOLOGIA DE CONSTRUCAO NAVAL E DE SISTEMAS OCEANICAS |
| Program: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica |
| Production unit: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | May-2022 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | eng |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | CEPEDA, Maricruz Aurelia Fun Sang. Ship emissions assessment by automatic identification system and big data in Latin America. 2022. 149 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
| Appears in Collections: | Engenharia Oceânica |
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