Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27622

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Desafios enfrentados pelos docentes do curso de Administração de uma universidade pública federal no ensino remoto durante a pandemia da covid-19
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Vitor Cardoso
Tutor: Rohm, Ricardo Henry Dias
Resumen: No Brasil, o Ensino Remoto Emergencial foi implementado diante da pandemia da Covid-19, pois não era possível a realização de aulas em ambientes fechados, ainda que todos estivessem protegidos com máscaras. Tal ensino gerou enormes desafios para os docentes universitários, os quais precisaram se adaptar muito rapidamente. Nesse sentido, esta pesquisa investigou os principais desafios enfrentados pelos professores do curso de Administração, de uma Universidade pública federal do estado do Rio de Janeiro. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e de campo, com a coleta de dados efetivada por meio de entrevistas com nove servidores. A análise das respostas foi realizada de modo qualitativo, a partir de sete categorias, as quais corresponderam aos desafios identificados pelos docentes. São eles: ensino remoto; aprendizagem; ferramentas; recursos; (des)harmonização entre trabalho e vida doméstica; carga horária de trabalho; e produtividade. Por fim, observou-se que os professores tiveram que se reinventar e se adaptar a um modelo de ensino completamente novo, habituando-se ainda a jornadas de trabalho maiores e ao estresse do trabalho unido às demandas domésticas.
Materia: Ensino remoto
Pandemias
COVID-19
Professores universitários
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PEREIRA, Vitor Cardoso. Desafios enfrentados pelos docentes do curso de Administração de uma universidade pública federal no ensino remoto durante a pandemia da covid-19. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VCPereira.pdf270.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.