Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/27622
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Desafios enfrentados pelos docentes do curso de Administração de uma universidade pública federal no ensino remoto durante a pandemia da covid-19 |
| Autor(es)/Inventor(es): | Pereira, Vitor Cardoso |
| Orientador: | Rohm, Ricardo Henry Dias |
| Resumo: | No Brasil, o Ensino Remoto Emergencial foi implementado diante da pandemia da Covid-19, pois não era possível a realização de aulas em ambientes fechados, ainda que todos estivessem protegidos com máscaras. Tal ensino gerou enormes desafios para os docentes universitários, os quais precisaram se adaptar muito rapidamente. Nesse sentido, esta pesquisa investigou os principais desafios enfrentados pelos professores do curso de Administração, de uma Universidade pública federal do estado do Rio de Janeiro. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e de campo, com a coleta de dados efetivada por meio de entrevistas com nove servidores. A análise das respostas foi realizada de modo qualitativo, a partir de sete categorias, as quais corresponderam aos desafios identificados pelos docentes. São eles: ensino remoto; aprendizagem; ferramentas; recursos; (des)harmonização entre trabalho e vida doméstica; carga horária de trabalho; e produtividade. Por fim, observou-se que os professores tiveram que se reinventar e se adaptar a um modelo de ensino completamente novo, habituando-se ainda a jornadas de trabalho maiores e ao estresse do trabalho unido às demandas domésticas. |
| Palavras-chave: | Ensino remoto Pandemias COVID-19 Professores universitários |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
| Unidade produtora: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 2023 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | PEREIRA, Vitor Cardoso. Desafios enfrentados pelos docentes do curso de Administração de uma universidade pública federal no ensino remoto durante a pandemia da covid-19. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
| Aparece nas coleções: | Administração |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VCPereira.pdf | 270.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.