Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27622
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Rohm, Ricardo Henry Dias | - |
| dc.contributor.author | Pereira, Vitor Cardoso | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-07T17:50:13Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-09T03:00:13Z | - |
| dc.date.issued | 2023 | - |
| dc.identifier.citation | PEREIRA, Vitor Cardoso. Desafios enfrentados pelos docentes do curso de Administração de uma universidade pública federal no ensino remoto durante a pandemia da covid-19. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27622 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
| dc.subject | Pandemias | pt_BR |
| dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
| dc.subject | Professores universitários | pt_BR |
| dc.title | Desafios enfrentados pelos docentes do curso de Administração de uma universidade pública federal no ensino remoto durante a pandemia da covid-19 | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9875663831526454 | pt_BR |
| dc.description.resumo | No Brasil, o Ensino Remoto Emergencial foi implementado diante da pandemia da Covid-19, pois não era possível a realização de aulas em ambientes fechados, ainda que todos estivessem protegidos com máscaras. Tal ensino gerou enormes desafios para os docentes universitários, os quais precisaram se adaptar muito rapidamente. Nesse sentido, esta pesquisa investigou os principais desafios enfrentados pelos professores do curso de Administração, de uma Universidade pública federal do estado do Rio de Janeiro. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e de campo, com a coleta de dados efetivada por meio de entrevistas com nove servidores. A análise das respostas foi realizada de modo qualitativo, a partir de sete categorias, as quais corresponderam aos desafios identificados pelos docentes. São eles: ensino remoto; aprendizagem; ferramentas; recursos; (des)harmonização entre trabalho e vida doméstica; carga horária de trabalho; e produtividade. Por fim, observou-se que os professores tiveram que se reinventar e se adaptar a um modelo de ensino completamente novo, habituando-se ainda a jornadas de trabalho maiores e ao estresse do trabalho unido às demandas domésticas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Administração | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| VCPereira.pdf | 270.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.