Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27639

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuinle, Ana Clara Badia-
dc.contributor.authorMelo, Gabriel Fernandes de-
dc.date.accessioned2025-11-10T19:17:23Z-
dc.date.available2025-11-12T03:00:12Z-
dc.date.issued2025-07-08-
dc.identifier.citationMELO, Gabriel Fernandes de. Pintura e reivindicação da sexualidade homoafetiva: uma abordagem visual do erótico. 2025. 82 f. TCC (Graduação) - Curso de Pintura, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27639-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHomossexualidadept_BR
dc.subjectPornografiapt_BR
dc.subjectDesejopt_BR
dc.subjectPornographypt_BR
dc.subjectHomosexualitypt_BR
dc.subjectDesirept_BR
dc.titlePintura e reivindicação da sexualidade homoafetiva: uma abordagem visual do eróticopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9679559092180611pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5784483501236114pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcellos, Martha Werneck de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6702826238721394pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ana Paula Lourenço da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3203355680857847pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga a prática artística do autor no campo da pintura, articulada a partir de experiências de repressão afetiva e sexual sustentadas por discursos heteronormativos e homofóbicos presentes na igreja neopentecostal, em instituições educacionais e no ambiente familiar. Inserido nesses contextos, o autor cresceu associando o desejo homoafetivo à culpa, ao pecado e à inadequação, inibindo seu desejo. Diante da escassez de referências homossexuais durante o desenvolvimento de sua sexualidade, o autor encontrou na pornografia gay uma das poucas formas de contato visual com o sexo gay. Apesar de fornecer contato com o universo homoafetivo, esse material está associado a dinâmicas baseadas em modelos heteronormativos de dominação, encenando corpos masculinos a partir da lógica viril, da agressividade e da mecanização do ato sexual. A repetição desses códigos visuais contribui para uma normatização restrita da experiência sexual, na qual afetos, variações corporais e práticas alternativas são excluídos. Ainda assim, exerceu um papel ambíguo, funcionando como primeiro acesso imagético à homoeroticidade, ao mesmo tempo que limitava outras formas de expressão do desejo homoafetivo. A partir da seleção e apropriação de fotogramas desses vídeos e ao transportá-los para a pintura, o autor reconstrói cenas, se afastando da lógica predominante, centrada na penetração. As cenas priorizam práticas preliminares, como carícias, brincadeiras sexuais (foreplay), gouinage/frottage e pausas. A pesquisa se posiciona frente ao imaginário social que silencia e distorce o desejo homossexual e busca legitimar o desejo queer na cultura visual, promovendo uma visibilidade normalmente negada a experiências não heterossexuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pintura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GFMelo.pdf6.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.