Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2763
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.author | Silva, Raquel Gurgel da | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-31T19:47:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:51Z | - |
dc.date.issued | 2016-12 | - |
dc.identifier.citation | GURGEL, Raquel Silva. A ética humanista de Erich Fromm e a educação do amor. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2763 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Amor | pt_BR |
dc.subject | Homem | pt_BR |
dc.title | A ética humanista de Erich Fromm e a educação do amor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9838212020104691 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Machado, Leonardo Maia Bastos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2076627761040112 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cunha, Regina Celi Oliveira da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1338583492281777 | pt_BR |
dc.description.resumo | Examina as obras “A Arte de Amar” e “Análise do Homem” de Erich Fromm, a fim de argumentar a importância da Ética Humanista para a formação do homem. Pensando na aplicação da Ética Humanista em uma educação escolar mais humanizada, consideramos que o sujeito poderá superar a crise existencial através do amor amadurecido. Com isso, no primeiro capítulo investigamos na teoria de Fromm, pontos chaves para a formação ética e moral do homem, enquanto que no segundo capítulo, fazemos uma relação da Ética Humanista frommiana com a educação, apontando caminhos para sua aplicação em uma escola. Finalizamos a pesquisa, considerando que a Ética Humanista defendida por Erich Fromm é de real importância para a formação de sujeitos mais humanos, e que uma escola baseada nessa ética, poderá promover uma educação para a vida. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RGSilva.pdf | 689.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.