Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27642

Type: Dissertação
Title: Percepções dos indígenas ticuna sobre a alfabetização em sua língua materna: desafios e significados culturais na comunidade de Feijoal (Benjamin Constant/AM)
Author(s)/Inventor(s): Aiambu, Delmar Augustino
Advisor: Peixoto, Jaqueline dos Santos
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo compreender as percepções dos indígenas Ticuna da comunidade de Feijoal, localizada no município de Benjamin Constant/AM, sobre a alfabetização em sua língua materna, analisando os desafios enfrentados e os significados culturais atribuídos a esse processo. A pesquisa parte do reconhecimento da importância da alfabetização em língua materna como instrumento de valorização cultural, fortalecimento da identidade étnica e resistência frente à imposição da língua portuguesa como norma escolar dominante. Para isso, adota-se uma abordagem qualitativa com base em entrevistas, observação participante e análise documental, envolvendo professores, alunos, lideranças e membros da comunidade escolar da Escola Municipal Indígena Marechal Rondon. O quadro teórico que orienta este trabalho fundamenta-se nos documentos oficiais que tratam das Políticas Públicas e dos Direitos Educacionais Indígenas no Brasil (BRASIL, 1988; BRASIL, 1996a; BRASIL, 1996b; BRASIL, 1996c; BRASIL, 1998a; BRASIL, 1998b; BRASIL, 2001a; BRASIL, 2001b; BRASIL, 2014; BRASIL, [s.d.]; BRASIL, 2025), bem como nas abordagens pedagógicas que discutem a alfabetização em língua materna, a educação e a educação escolar em comunidades indígenas (MELIÀ, 1979; FREIRE, 1981; FREIRE, 1996). A investigação foi realizada na comunidade escolar com foco nos desafios culturais e educacionais enfrentados na prática da alfabetização indígena. Para aprofundar a compreensão dessas questões no contexto da Escola Marechal Rondon, foram conduzidas entrevistas estruturadas com os(as) professores(as) Aldeney, Josiane, Jocilene e Zacarias, todos pertencentes à etnia Ticuna e atuantes na referida escola, situada na aldeia Feijoal. As entrevistas buscaram captar percepções, vivências e dificuldades enfrentadas por esses educadores no processo de alfabetização em língua Ticuna, proporcionando uma escuta qualificada dos sujeitos diretamente envolvidos na prática pedagógica cotidiana. A sistematização e análise das entrevistas revelam um panorama rico sobre a alfabetização em língua Ticuna e sua relação com a identidade cultural, os desafios educacionais, as relações comunitárias e as perspectivas de fortalecimento dessa prática. As falas dos professores indicam uma crítica ao modelo escolar hegemônico e apontam para um desejo coletivo de reexistência cultural por meio de uma escola que valorize os próprios saberes, práticas e necessidades locais. Em síntese, os dados evidenciam que, para os professores Ticuna da Escola Marechal Rondon, a alfabetização na língua materna é compreendida como um pilar fundamental para a preservação cultural. Contudo, seu fortalecimento exige investimentos estruturais, apoio institucional e políticas públicas sensíveis às especificidades dos povos indígenas. Mais do que uma política de inclusão, a educação bilíngue é concebida como uma estratégia de resistência e reexistência epistêmica, capaz de promover a autonomia cultural frente aos modelos educacionais de matriz colonial.
Abstract: This dissertation aims to understand the perceptions of the Ticuna Indigenous people from the Feijoal community, located in the municipality of Benjamin Constant/AM, regarding literacy in their mother tongue. It analyzes the challenges faced and the cultural meanings attributed to this process. The research acknowledges the importance of mother-tongue literacy as a tool for cultural valorization, strengthening ethnic identity, and resisting the imposition of Portuguese as the dominant school language. A qualitative approach was adopted, based on interviews, participant observation, and document analysis, involving teachers, students, community leaders, and members of the school community at Escola Municipal Indígena Marechal Rondon. The theoretical framework is grounded in official documents addressing Public Policies and Indigenous Educational Rights in Brazil (BRASIL, 1988; BRASIL, 1996a; BRASIL, 1996b; BRASIL, 1996c; BRASIL, 1998a; BRASIL, 1998b; BRASIL, 2001a; BRASIL, 2001b; BRASIL, 2014; BRASIL, [n.d.]; BRASIL, 2025), as well as in pedagogical approaches that discuss mother-tongue literacy, education, and schooling in Indigenous communities (MELIÀ, 1979; FREIRE, 1981; FREIRE, 1996). The investigation was conducted within the school community, focusing on the cultural and educational challenges involved in Indigenous literacy practices. To deepen the understanding of these issues in the context of Escola Marechal Rondon, structured interviews were conducted with teachers Aldeney, Josiane, Jocilene, and Zacarias—all of whom are members of the Ticuna ethnic group and work at the school in the Feijoal village. The interviews sought to capture the perceptions, experiences, and difficulties faced by these educators in the process of Ticuna-language literacy, offering a qualified listening to those directly involved in everyday pedagogical practice. The systematization and analysis of the interviews reveal a rich panorama of Ticuna-language literacy and its relationship with cultural identity, educational challenges, community relations, and prospects for strengthening this practice. The teachers’ statements reflect a critique of the hegemonic school model and express a collective desire for cultural re-existence through a school that values local knowledge, practices, and needs. In summary, the data show that, for the Ticuna teachers at Escola Marechal Rondon, literacy in their mother tongue is understood as a fundamental pillar for cultural preservation. However, strengthening this practice requires structural investment, institutional support, and public policies that are sensitive to the specificities of Indigenous peoples. More than a policy of inclusion, bilingual education is conceived as a strategy of resistance and epistemic re-existence, capable of promoting cultural autonomy in the face of colonial-based educational models.
Keywords: Educação indígena
Educação escolar
Alfabetização
Língua Ticuna
Representação
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
Program: Curso de Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas
Production unit: Museu Nacional
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 28-Aug-2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: AIAMBU, Delmar Augustino. Percepções dos indígenas ticuna sobre a alfabetização em sua língua materna: desafios e significados culturais na comunidade de Feijoal (Benjamin Constant/AM). 2025. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Appears in Collections:Linguística e Línguas Indígenas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAAiambu.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.