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dc.contributor.advisorScofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.authorSoares, Mirza Costa-
dc.date.accessioned2017-08-31T21:52:55Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:49Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.citationSOARES, Mirza Costa. A influência da afetividade na aprendizagem de jovens e adultos. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2769-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.titleA influência da afetividade na aprendizagem de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691pt_BR
dc.contributor.referee1Giambiagi, Irene-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1676165553343258pt_BR
dc.contributor.referee2Prata, Juliana de Moraes-
dc.contributor.referee2Latteslattes.cnpq.br/5574761864653751pt_BR
dc.description.resumoAnalisa a importância da afetividade na relação entre professor e aluno na EJA. Levando em conta que a afetividade pode determinar a retenção dos alunos EJA na escola, visto que são muitos os percalços que estes precisam enfrentar para estar ali na sala de aula. Este artigo nos convida a uma reflexão na questão sobre afetividade, mostrando que o professor se torna o principal mediador dessa afetividade em sala de aula propiciando a aprendizagem dos alunos, demonstrando que muitas vezes a afetividade na aprendizagem, além de retenção deste aluno, há um estímulo muito grande no ponto de vista do aluno como cidadão e aumento de sua auto estima. Este artigo se ampara em pesquisa bibliográfica, onde a fundamentação teórica se argumenta em teóricos como Cunha, Piaget, Vygotsky, Wallon e Paulo Freire. Esses comentam a necessidade da afetividade, reconhecendo que o cognitivo esta associado aos estímulos do afeto. Os resultados mostram que a afetividade, além de mediar o aprendizado torna possível melhorar as relações interpessoais na escola e em outros ambientes, como trabalho e casa destes alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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