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http://hdl.handle.net/11422/2769
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.author | Soares, Mirza Costa | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-31T21:52:55Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:49Z | - |
dc.date.issued | 2016-12 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Mirza Costa. A influência da afetividade na aprendizagem de jovens e adultos. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2769 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Sociologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.title | A influência da afetividade na aprendizagem de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9838212020104691 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Giambiagi, Irene | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1676165553343258 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Prata, Juliana de Moraes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | lattes.cnpq.br/5574761864653751 | pt_BR |
dc.description.resumo | Analisa a importância da afetividade na relação entre professor e aluno na EJA. Levando em conta que a afetividade pode determinar a retenção dos alunos EJA na escola, visto que são muitos os percalços que estes precisam enfrentar para estar ali na sala de aula. Este artigo nos convida a uma reflexão na questão sobre afetividade, mostrando que o professor se torna o principal mediador dessa afetividade em sala de aula propiciando a aprendizagem dos alunos, demonstrando que muitas vezes a afetividade na aprendizagem, além de retenção deste aluno, há um estímulo muito grande no ponto de vista do aluno como cidadão e aumento de sua auto estima. Este artigo se ampara em pesquisa bibliográfica, onde a fundamentação teórica se argumenta em teóricos como Cunha, Piaget, Vygotsky, Wallon e Paulo Freire. Esses comentam a necessidade da afetividade, reconhecendo que o cognitivo esta associado aos estímulos do afeto. Os resultados mostram que a afetividade, além de mediar o aprendizado torna possível melhorar as relações interpessoais na escola e em outros ambientes, como trabalho e casa destes alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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