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http://hdl.handle.net/11422/27701
| Type: | Dissertação |
| Title: | Análise comparativa do porto ao navio de combustíveis alternativos para transporte marítimo |
| Author(s)/Inventor(s): | Wei, Huang Ken |
| Advisor: | Szklo, Alexandre Salem |
| Co-advisor: | Belchior, Carlos Rodrigues Pereira |
| Abstract: | O aumento da emissão de poluentes faz com que a comunidade naval se esforce para reduzi-los. Dentre as opções, a utilização de combustíveis marítimos alternativos surge como uma das mais promissoras. A comunidade científica e técnica tem feito esforços para avaliar o emprego destes combustíveis, com diversos trabalhos voltados para a produção, porém poucos visando a utilização em embarcações e as adaptações em portos, muito por conta da necessidade de uma maior maturidade tecnológica das alternativas. Neste trabalho, os seguintes combustíveis são analisados: gás natural liquefeito, metanol, amônia, biodiesel, SVO, HVO e HPO. Com base nas referências disponíveis, é feita uma análise das características físico-químicas, opções de motorização, alimentação, armazenamento, abastecimento, avanços acerca do uso do combustível em navios e emissões de poluentes na fase do porto ao navio. A partir desta análise, é feita a comparação entre as opções de combustíveis estudadas e define-se a maturidade e a prontidão tecnológica para o caso do setor marítimo brasileiro, prevendo a época em que a inserção do combustível pode começar a ocorrer. Por fim, é realizada uma síntese de cada caso de aplicação dos combustíveis através de uma avaliação dos aspectos analisados neste trabalho, trazendo um olhar dos combustíveis com maior potencial de uso com relação a adaptabilidade no conjunto porto-navio. |
| Abstract: | The increasing emission of pollutants has driven the naval community to search ways to reduce them. Among the options, the use of alternative maritime fuels has emerged as one of the most promising. The scientific and technical community has made efforts to evaluate the use of these fuels, with several works focusing on the production, but few study the usage on vessels and adaptations in ports, mostly because of the demand for greater technological maturity of the alternatives. In this work, the following fuels are chosen: liquefied natural gas, methanol, ammonia, biodiesel, SVO, HVO and HPO. Based on the available references, these fuels are analyzed according to the physical-chemical characteristics, options for motorization, supply, storage, bunkering, advances regarding the use of fuel in ships and emitted pollutantsin the port to hull phase. From this analysis, a comparison is made between the options studied and the maturity and technological readiness for the Brazilian maritime sector is defined, predicting the time when the fuel insertion may begin to occur. Finally, each fuel application case is evaluated through an assessment of the analyzed aspects in this work and the selected fuels with the best potentials regarding adaptability from port to hull are showcased. |
| Keywords: | Combustíveis marítimos alternativos Embarcações Emissão de poluentes Portos |
| Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO |
| Program: | Programa de Pós-Graduação em Planejamento Energético |
| Production unit: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | Apr-2022 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | WEI, Huang Ken. Análise comparativa do porto ao navio de combustíveis alternativos para transporte marítimo. 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Planejamento Energético, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
| Appears in Collections: | Planejamento Energético |
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