Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27710

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Inovações disruptivas na indústria da música: estudo de caso do Itunes e Spotify
Autor(es)/Inventor(es): Andrade Júnior, Anderson de
Tutor: Szapiro, Marina Honorio de Souza
Resumen: A indústria da música é formada a partir de empresas e organizações que gravam, produzem, publicam, distribuem e comercializam músicas gravadas em estúdios. Ao final do século XX, após o sucesso comercial dos discos compactos (CD), o setor vivenciou a maior crise de sua história com a digitalização da mídia de áudio e sua distribuição não licenciada pelo meio online. As saídas encontradas pelo setor para superar a crise a partir da década de 2000 foram observadas a partir de adaptações no seu modelo de negócios inicialmente, migrando para vendas em lojas digitais e posteriormente firmando um modelo de consumo baseado em streaming. Tais adaptações foram conduzidas especialmente por empresas de fora da indústria fonográfica, mas comandadas por empresas de tecnologia como a Apple e o Spotify. Apesar da década de 2000 ainda ter sido marcada por queda nas receitas, a década de 2010 trouxe ao setor uma estabilidade econômico-financeira, mas os agentes desse setor já haviam sido afetados de tal forma que sua relação era bem diferente na contemporaneidade. A presente pesquisa visa expor, por meio de dados e informações emitidas por instituições oriundas do setor somados à conteúdos publicados por portais ou indivíduos com alguma expertise nesta indústria, como e quando se deu o desenvolvimento dessas tecnologias na indústria da música, seus efeitos na cadeia de valor, na receita do setor e como o desenvolvimento de tais inovações podem ser analisados sob a ótica dos sistemas nacionais de inovação.
Materia: Indústria da música
Indústria fonográfica
Streaming
Spotify
Itunes
Inovação disruptiva
Sistema Nacional de Inovação
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 19-ene-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ANDRADE JÚNIOR, Anderson de. Inovações disruptivas na indústria da música: estudo de caso do Itunes e Spotify. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AAJúnior.pdf350.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.