Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27723

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação da toxicidade e do potencial anti-Cryptococcus do composto de coordenação à base de zinco complexado a 1,10-fenantrolina-5,6-diona
Author(s)/Inventor(s): Corrêa, Larissa dos Santos
Advisor: Santos, André Luis Souza dos
Co-advisor: Menezes, Lucas Giovanini
Abstract: A criptococose tem se destacado como uma das principais infecções fúngicas de relevância global, figurando entre as prioridades da Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2022 como um sério problema de saúde pública. Atualmente, o tratamento padrão envolve o uso combinado de anfotericina B, 5-flucitosina e fluconazol. No entanto, o uso de doses elevadas desses antifúngicos está associado a quadros severos de toxicidade comprometendo a segurança terapêutica. Além disso, a crescente frequência de isolamento de cepas resistentes tem contribuído para a redução da eficácia clínica desses tratamentos. Diante desse cenário, investigamos a atividade antifúngica do composto de coordenação Zn2+-fendiona contra três isolados clínicos de Cryptococcus gattii (23, 25 e 27) e três de Cryptococcus neoformans (213, 223 e 350). A estrutura química do composto em estudo não foi apresentada, em razão de a rota sintética estar atualmente em processo final de redação visando ao depósito de patente. A concentração inibitória mínima (CIM) do composto foi de 6,25 μM para todas as cepas testadas, exceto para a cepa 223, cuja CIM foi de 3,125 μM. Nas análises in silico realizadas com o programa Swiss ADME, Zn2+-fendiona apresentou poucas infrações às regras dos filtros Lipinski, Ghose, Muegge, Egan e Veber; uma alta absorção gastrointestinal e moderada permeabilidade cutânea, além de ser possível sua metabolização pelas principais isoenzimas do citocromo P450 e excreção pela glicoproteína-P, sugerindo que Zn2+-fendiona apresenta baixa toxicidade. No ensaio de toxicidade in vitro, o composto não induziu lise de eritrócitos de carneiro até a concentração de 125 M, apresentando índice de seletividade (IS) >20 para todas as cepas de C. gattii e C. neoformans exceto, para a cepa 223 de C. neoformans com >40. Em modelo in vivo, larvas de Galleria mellonella inoculadas com até 1000 M de Zn2+-fendiona, apresentaram 90%, de sobrevivência e IS >160 para C. gattii e C. neoformans exceto para a cepa 223 de C. neoformans com >320. Além disso, foi observado um aumento na densidade de hemócitos de larvas expostas a doses diárias de 62,5 μM por até cinco dias, sugerindo possível modulação imunológica. Os resultados obtidos neste trabalho indicam que o composto Zn2+-fendiona possui atividade promissora contra Cryptococcus spp., aliada a baixa toxicidade nos modelos de G. mellonella e em eritrócitos de carneiro, configurando-se como um candidato promissor a novo agente antifúngico.
Keywords: Cryptococcus
Complexos de coordenação
Coordination complexes
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Production unit: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 3-Jul-2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CORRÊA, L. dos S. (2025). Avaliação da toxicidade e do potencial anti-Cryptococcus do composto de coordenação à base de zinco complexado a 1,10-fenantrolina-5,6-diona [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSCorrêa.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.