Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27725

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPaula, Marcus Vinicius de-
dc.contributor.authorMartins, João Pedro de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-11-19T15:43:57Z-
dc.date.available2025-11-21T03:00:13Z-
dc.date.issued2025-08-19-
dc.identifier.citationMARTINS, João Pedro de Oliveira. Quadrinhos: um instrumento didático para criticar ou reafirmar discursos pictóricos tradicionais sobre a Independência do Brasil. 2025. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Artes Visuais, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27725-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectIconologiapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectIndependência, 1822pt_BR
dc.subjectComic bookspt_BR
dc.subjectPaintingpt_BR
dc.subjectIconologypt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectDeclaration of Independence, 1822pt_BR
dc.titleQuadrinhos: um instrumento didático para criticar ou reafirmar discursos pictóricos tradicionais sobre a Independência do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2221371912162144pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1283517578769003pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Odila Rosa Carneiro da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2403886691838484pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Marina Pereira de Menezes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7869649791791700pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Henrique César da Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0883838074198966pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é um desdobramento de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida entre 2023 e 2024 e utiliza uma abordagem iconológica para analisar e comparar os sentidos gráficos e ideológicos encontrados nas pinturas históricas e nas produções nacionais de quadrinhos com temática da Independência do Brasil. O primeiro passo foi levantar e analisar pinturas acadêmicas que tivessem a Independência do Brasil como temática principal. Em seguida levantamos e selecionamos quatro álbuns em quadrinhos brasileiros que abordavam a mesma temática. Três desses álbuns foram produzidos no século XXI e, um deles, em 1970, durante o período da Ditadura Militar no Brasil. O objetivo é identificar diversas formas de interação entre o pictórico erudito e o quadrinístico pop com o intuito de contribuir para ampliar essa relação intermidiática e como eles podem reafirmar ou criticar a narrativa sobre a Independência do Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JPOMartins.pdf29.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.