Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27728

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVasconcellos, Martha Werneck de-
dc.contributor.authorRodrigues, Mari Ana Pamplona-
dc.date.accessioned2025-11-19T17:10:46Z-
dc.date.available2025-11-21T03:00:13Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Mari Ana Pamplona. Série corrente. 2025. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Pintura, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27728-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpo humanopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectPatriarcadopt_BR
dc.subjectRepresentação (Arte)pt_BR
dc.subjectHuman bodypt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectCreative processpt_BR
dc.subjectPatriarchypt_BR
dc.subjectRepresentation (Art)pt_BR
dc.titleSérie correntept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6702826238721394pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7411794302673499pt_BR
dc.contributor.referee1Guinle, Ana Clara Badia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9679559092180611pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa se desenvolve com base no diálogo entre reflexão teórica e prática artística da artista no campo da pintura, estabelecendo conexões críticas entre as diferentes perspectivas sobre o corpo, o olhar e a criação. O estudo parte da obra A Sociologia do Corpo de David Le Breton para compreender a construção cultural da corporalidade, investigando como as estruturas sociais moldam e (re)significam a experiência física. Essa base é tensionada pela perspectiva racial de Bell Hooks em Olhares Negros: Raça e Representação, que introduz uma análise sobre como os corpos negros são retratados e percebidos. A análise se expande com a problematização da política do olhar feita por Laura Mulvey no ensaio Prazer visual e cinema narrativo, cujos conceitos são transportados do cinema para a pintura, e em referências centrais como Virginia Woolf, Naomi Wolf e Griselda Pollock. Além das leituras, a pesquisa pictórica prática acontece no diálogo entre o fazer artístico e a análise que é produzida pela autora, com o apoio do historiador da arte Heinrich Wolfflin, e do estudo de pintoras mulheres e suas formas de representação da figura feminina. A pesquisa tem como objetivo desvendar e refletir sobre os padrões culturais que influenciam o processo de criação, correlacionar os textos estudados com a criação pictórica, entender o lugar do desejo para, então, aprofundar o desenvolvimento das pinturas, provocando questionamento sobre os papéis sociais femininos e suas formas de representação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pintura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MPRodrigues.pdf3.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.