Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27728
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Vasconcellos, Martha Werneck de | - |
| dc.contributor.author | Rodrigues, Mari Ana Pamplona | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-19T17:10:46Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-21T03:00:13Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | RODRIGUES, Mari Ana Pamplona. Série corrente. 2025. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Pintura, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27728 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Corpo humano | pt_BR |
| dc.subject | Mulheres | pt_BR |
| dc.subject | Processo criativo | pt_BR |
| dc.subject | Patriarcado | pt_BR |
| dc.subject | Representação (Arte) | pt_BR |
| dc.subject | Human body | pt_BR |
| dc.subject | Women | pt_BR |
| dc.subject | Creative process | pt_BR |
| dc.subject | Patriarchy | pt_BR |
| dc.subject | Representation (Art) | pt_BR |
| dc.title | Série corrente | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6702826238721394 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7411794302673499 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Guinle, Ana Clara Badia | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9679559092180611 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A pesquisa se desenvolve com base no diálogo entre reflexão teórica e prática artística da artista no campo da pintura, estabelecendo conexões críticas entre as diferentes perspectivas sobre o corpo, o olhar e a criação. O estudo parte da obra A Sociologia do Corpo de David Le Breton para compreender a construção cultural da corporalidade, investigando como as estruturas sociais moldam e (re)significam a experiência física. Essa base é tensionada pela perspectiva racial de Bell Hooks em Olhares Negros: Raça e Representação, que introduz uma análise sobre como os corpos negros são retratados e percebidos. A análise se expande com a problematização da política do olhar feita por Laura Mulvey no ensaio Prazer visual e cinema narrativo, cujos conceitos são transportados do cinema para a pintura, e em referências centrais como Virginia Woolf, Naomi Wolf e Griselda Pollock. Além das leituras, a pesquisa pictórica prática acontece no diálogo entre o fazer artístico e a análise que é produzida pela autora, com o apoio do historiador da arte Heinrich Wolfflin, e do estudo de pintoras mulheres e suas formas de representação da figura feminina. A pesquisa tem como objetivo desvendar e refletir sobre os padrões culturais que influenciam o processo de criação, correlacionar os textos estudados com a criação pictórica, entender o lugar do desejo para, então, aprofundar o desenvolvimento das pinturas, provocando questionamento sobre os papéis sociais femininos e suas formas de representação. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Pintura | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MPRodrigues.pdf | 3.96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.