Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/27733
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Guarany, Alzira Mitz Bernardes | - |
| dc.contributor.author | Lopes, Andreza da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-20T01:50:33Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-21T03:00:13Z | - |
| dc.date.issued | 2018-09 | - |
| dc.identifier.citation | GUARANY, Alzira Mitz Bernardes; LOPES, Andreza da Silva. Trabalho docente, trabalho indecente: as mudanças ocorridas na educação superior pública e os impactos na vida dos professores: um estudo de casos sobre mortes de docentes em exercício: as mudanças ocorridas na educação superior pública e os impactos na vida dos professores: um estudo de casos sobre mortes de docentes em exercício. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABET, 16., 2018, Salvador. Encontro. 2019: ABET, 2019. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27733 | - |
| dc.description.abstract | Unavailable. | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Associação Brasileira de Estudos do Trabalho | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Encontro Nacional da ABET | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação superior | pt_BR |
| dc.subject | Ensino público | pt_BR |
| dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
| dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
| dc.subject | Morte | pt_BR |
| dc.subject | Gerencialismo | pt_BR |
| dc.title | Trabalho docente, trabalho indecente: as mudanças ocorridas na educação superior pública e os impactos na vida dos professores: um estudo de casos sobre mortes de docentes em exercício | pt_BR |
| dc.type | Trabalho publicado em evento | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente estudo analisará as mortes ocorridas a partir do pressuposto teórico de que o trabalho é uma atividade humana e por isto é impactado por fatores históricos, sociais, culturais, econômicos, dentre outros, sob a perspectiva de totalidade e complexidade. Na análise dos dados da universidade pesquisada chegamos a 95 docentes que faleceram em exercício neste intervalo de tempo! Dentre os fatores analisados escolhemos dois para apresentar neste momento: a idade em que ocorreram os óbitos, pois a despeito de estarem distribuídos entre 31 e 71 anos, 42% se concentraram na faixa etária de 50 anos. Isto demonstra precocidade, pois de acordo com o IBGE (2018) a expectativa de vido do brasileiro está em torno de 75,8 anos. O outro ponto que gostaríamos de destacar se relaciona às patologias que alguns dos falecidos enfrentaram. Como ainda não logramos identificar a causa mortis,pois não tivemos acesso ao atestado de óbito, enquanto estratégia alternativa para nos aproximar dos ocorridos, buscamos o setor de saúde do trabalhador da universidade para averiguar se havia algum registro de atendimento dos professores que haviam morrido. A despeito da invisibilidade formal do adoecimento dos docentes nesta universidade (GUARANY, 2014), conseguimos encontrar alguns. Dos 95, 25 entraram de licença médica por motivos diversos como transtorno mental, entretanto, 68% desenvolveram neoplasia maligna. O estresse é um dos fatores de desencadeamento do câncer, pois segundo Neme (2005) há uma relação indissolúvel entre mente e corpo, e a neoplasia maligna é determinada por profundas relações ambientais, além das genéticas e imunológicas. Reações emocionais, associadas às condições concretas de vida engatilham respostas fisiológicas que reduzem as defesas naturais do organismo (CABRAL, apud op cit, 2005, p. 7). As políticas neoliberais e o gerencialismo promoveram profundas mudanças no ambiente e processos de trabalho dos docentes. Alguns lidam melhor com este cenário, outros sofrem, adoecem e morrem. Lukács (2013, apud GUARANY, 2014), aponta que a despeito da “[...] exteriorização da interioridade” ocorrer sob [...] as mesmas condições de trabalho e exploração “[...] não significa que as reações subjetivas sejam as mesmas [...]” (ALVES, apud SILVA, 2013, p. 43), isto é, nem sempre professores submetidos às mesmas condições adoecem ou morrem, mesmo que a maioria absoluta sofra, por isto estudos mais ampliados são urgentes e necessários para denunciarmos a degeneração da saúde docente. Neste sentido, além de buscar a causa mortis, estamos realizando um estudo qualitativo em cada unidade com mais óbitos, buscando identificar os elementos encontrados na pesquisa de 2013, como contribuição com a luta e resistência no campo da saúde do trabalhador e da educação superior pública de qualidade. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
| dc.publisher.initials | ABET | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO TRABALHO | pt_BR |
| dc.citation.issue | 16 | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Ciências Sociais Aplicadas | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Trabalho Completo_ABET_2019_V2-1-min.pdf | 152.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.