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dc.contributor.authorGuarany, Alzira Mitz Bernardes-
dc.contributor.authorLopes, Andreza da Silva-
dc.date.accessioned2025-11-20T01:50:33Z-
dc.date.available2025-11-21T03:00:13Z-
dc.date.issued2018-09-
dc.identifier.citationGUARANY, Alzira Mitz Bernardes; LOPES, Andreza da Silva. Trabalho docente, trabalho indecente: as mudanças ocorridas na educação superior pública e os impactos na vida dos professores: um estudo de casos sobre mortes de docentes em exercício: as mudanças ocorridas na educação superior pública e os impactos na vida dos professores: um estudo de casos sobre mortes de docentes em exercício. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABET, 16., 2018, Salvador. Encontro. 2019: ABET, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27733-
dc.description.abstractUnavailable.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Estudos do Trabalhopt_BR
dc.relation.ispartofEncontro Nacional da ABETpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectGerencialismopt_BR
dc.titleTrabalho docente, trabalho indecente: as mudanças ocorridas na educação superior pública e os impactos na vida dos professores: um estudo de casos sobre mortes de docentes em exercíciopt_BR
dc.typeTrabalho publicado em eventopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo analisará as mortes ocorridas a partir do pressuposto teórico de que o trabalho é uma atividade humana e por isto é impactado por fatores históricos, sociais, culturais, econômicos, dentre outros, sob a perspectiva de totalidade e complexidade. Na análise dos dados da universidade pesquisada chegamos a 95 docentes que faleceram em exercício neste intervalo de tempo! Dentre os fatores analisados escolhemos dois para apresentar neste momento: a idade em que ocorreram os óbitos, pois a despeito de estarem distribuídos entre 31 e 71 anos, 42% se concentraram na faixa etária de 50 anos. Isto demonstra precocidade, pois de acordo com o IBGE (2018) a expectativa de vido do brasileiro está em torno de 75,8 anos. O outro ponto que gostaríamos de destacar se relaciona às patologias que alguns dos falecidos enfrentaram. Como ainda não logramos identificar a causa mortis,pois não tivemos acesso ao atestado de óbito, enquanto estratégia alternativa para nos aproximar dos ocorridos, buscamos o setor de saúde do trabalhador da universidade para averiguar se havia algum registro de atendimento dos professores que haviam morrido. A despeito da invisibilidade formal do adoecimento dos docentes nesta universidade (GUARANY, 2014), conseguimos encontrar alguns. Dos 95, 25 entraram de licença médica por motivos diversos como transtorno mental, entretanto, 68% desenvolveram neoplasia maligna. O estresse é um dos fatores de desencadeamento do câncer, pois segundo Neme (2005) há uma relação indissolúvel entre mente e corpo, e a neoplasia maligna é determinada por profundas relações ambientais, além das genéticas e imunológicas. Reações emocionais, associadas às condições concretas de vida engatilham respostas fisiológicas que reduzem as defesas naturais do organismo (CABRAL, apud op cit, 2005, p. 7). As políticas neoliberais e o gerencialismo promoveram profundas mudanças no ambiente e processos de trabalho dos docentes. Alguns lidam melhor com este cenário, outros sofrem, adoecem e morrem. Lukács (2013, apud GUARANY, 2014), aponta que a despeito da “[...] exteriorização da interioridade” ocorrer sob [...] as mesmas condições de trabalho e exploração “[...] não significa que as reações subjetivas sejam as mesmas [...]” (ALVES, apud SILVA, 2013, p. 43), isto é, nem sempre professores submetidos às mesmas condições adoecem ou morrem, mesmo que a maioria absoluta sofra, por isto estudos mais ampliados são urgentes e necessários para denunciarmos a degeneração da saúde docente. Neste sentido, além de buscar a causa mortis, estamos realizando um estudo qualitativo em cada unidade com mais óbitos, buscando identificar os elementos encontrados na pesquisa de 2013, como contribuição com a luta e resistência no campo da saúde do trabalhador e da educação superior pública de qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsABETpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO TRABALHOpt_BR
dc.citation.issue16pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Ciências Sociais Aplicadas

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