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dc.contributor.advisorLandesmann, Alexandre-
dc.contributor.authorCerqueira, Elisa Losada-
dc.date.accessioned2025-11-24T15:01:09Z-
dc.date.available2025-11-26T03:00:12Z-
dc.date.issued2021-04-
dc.identifier.citationCERQUEIRA, Elisa Losada. Resistência de colunas de aço formadas a frio com seção Ue exibindo interação global-global. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27740-
dc.description.abstractRecently, Dinis et al. (2020) reported that the current Direct Strength Method (DSM) global design curve underestimates the failure loads of fixed-ended cold-formed steel channel columns affected by global-global interaction (flexural-torsional and flexural). This work extends the scope of the previous studies, considering additional geometries, carefully selecting fixed-ended lipped channel columns for the development of numerical investigation of columns experiencing global-global interaction. The results presented and discussed consist of critical loads and respective buckling modes, post-buckling equilibrium paths and failure loads, obtained through geometrically and materially non-linear ANSYS shell finite element analyses. The analyzed columns show(i) cross sections and lengths that guarantee global-global interaction (buckling load ratio RG close to 1.0), (ii) several yield stresses (to cover a wide slenderness range) and, (iii) flexural-torsional and flexural initial geometrical imperfections, which share the same combined amplitude, obtained from preliminary buckling analyzes. The work explores the postcritical behavior of the selected columns, with special attention to the identification of the most detrimental critical-mode initial geometrical imperfection shape, in the sense that it leads to the lowest column flexural-torsional strengths and failure loads. The failure loads compiled in this work, added with those previously reported, are used to assess the current curves proposed by Dinis et al. (2020).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAço formado a friopt_BR
dc.subjectColunaspt_BR
dc.subjectTorçãopt_BR
dc.subjectEngenharia estruturalpt_BR
dc.subjectPós-flambagempt_BR
dc.subjectDimensionamento estruturalpt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitopt_BR
dc.subjectImperfeições geométricaspt_BR
dc.subjectMétodo da resistência diretapt_BR
dc.titleResistência de colunas de aço formadas a frio com seção Ue exibindo interação global-globalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0861103148262255pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2014116624053142pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Camotim, Dinar Reis Zamith-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6249237031229837pt_BR
dc.contributor.referee1Varela, Wendell Diniz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9860915673031541pt_BR
dc.contributor.referee2Baságlia, Cilmar Donizeti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7643546314988057pt_BR
dc.description.resumoRecentemente, Dinis et al. (2020) demonstraram que as curvas propostas pelo Método da Resistência Direta (MRD) subestimam a resistência de colunas de aço em perfil formado a frio, com seção U, sob interação global-global(flexão e flexo-torção). O objetivo deste trabalho é estender o escopo do estudo anterior, considerando-se geometrias adicionais, cuidadosamente selecionadas em seção-transversal Ue, para o desenvolvimento de análises numérica-computacionais de colunas (engastadas) afetadas pela interação global-global. Os resultados apresentados e discutidos consistem em forças críticas e respectivos modos de flambagem, trajetórias de equilíbrio e resistências últimas (modos de colapso), obtidos via MEF, com auxílio do código comercial ANSYS, segundo análises não-lineares com elementos de casca. As colunas analisadas exibem (i) seções transversais e comprimentos que garanteminteração global-global (forças de bifurcação próximas entre si), (ii) diferentes tensões de escoamento (para cobrir uma ampla faixa de esbeltez) e, (iii) imperfeições geométricas iniciais de flexo-torção e flexão, as quais compartilham a mesma amplitude combinada, obtidas a partir de análises preliminares de flambagem. O trabalho explora o comportamento pós-crítico das colunas selecionadas, com atenção especial à identificação da imperfeição geométrica inicial que conduza a menor resistência final para fins de dimensionamento. As forças últimas compiladas neste trabalho, juntamente com anteriormente reportadas, são usadas para avaliar as atuais curvas propostas por Dinis et al. (2020).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS METALICASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil

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