Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27768

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRazuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro-
dc.contributor.authorRodrigues, Pabliane Cristina de Castro-
dc.date.accessioned2025-11-26T17:28:00Z-
dc.date.available2025-11-28T03:00:11Z-
dc.date.issued2025-09-10-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Pabliane Cristina de Castro. O ensino da Libras como disciplina nos cursos de Pedagogia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27768-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleO ensino da Libras como disciplina nos cursos de Pedagogiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9050587031421038pt_BR
dc.contributor.referee1Castelo Branco, Elizângela-
dc.contributor.referee2Miguel, Felipe de Oliveira-
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo analisar como os estudantes concluintes do curso de Pedagogia de instituições públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro, como percebem a contribuição da disciplina de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para sua formação acadêmica e atuação profissional com alunos Surdos. A partir de um embasamento teórico sustentado por autores como Capovilla (2000), Quadros (2006) e Mercado (2012), a pesquisa aborda o processo histórico de consolidação da Libras como meio legal de comunicação e sua inserção obrigatória nos cursos de licenciatura, conforme estabelecido pela Lei nº 10.436/2002 e regulamentado pelo Decreto nº 5.626/2005. Adotei para essa pesquisa a metodologia qualitativa Bardin (2011), com levantamento bibliográfico um questionário estruturado feito por mim, que será aplicado de forma online para os estudantes de Pedagogia de instituições públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro. Os dados obtidos revelam que, embora a disciplina de Libras seja considerada importante pelos licenciandos, à mesma ainda é ofertada de forma isolada, com carga horária reduzida e pouco vínculo com outras disciplinas formativas. Muitos estudantes relataram não se sentirem aptos a receber alunos Surdos em sala de aula, o que evidencia uma lacuna significativa na formação inicial. Os resultados demonstram que a implementação da disciplina de Libras, apesar de seu caráter obrigatório, ainda não garante a preparação adequada dos futuros docentes para a promoção de uma educação verdadeiramente inclusiva. A falta de articulação entre teoria e prática, o distanciamento da disciplina em relação ao cotidiano escolar e a limitação de sua abordagem à mera introdução a Libras foram apontados como fragilidades no processo formativo. Conclui se que há urgência na reestruturação dos currículos dos cursos de Pedagogia, com ampliação da carga horária da disciplina de Libras, integração interdisciplinar e incentivo à formação continuada. Somente por meio de uma formação sólida e contextualizada será possível assegurar aos professores as competências necessárias para promover o acesso, a permanência e a aprendizagem de alunos Surdos na escola regular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PCCRodrigues.pdf370.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.