Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27777

Especie: Dissertação
Título : A colaboração de Lavoisier para o desenvolvimento da sociedade Industrial do século XIX: uma proposta de oficina temática
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, Eder Barros de
Tutor: Ribeiro, Simone Pereira da Silva
Tutor : Araujo Neto, Waldmir Nascimento de
Resumen: O desinteresse dos alunos do ensino médio pelas Ciências Naturais, como a Química, tem desafiado os professores a tornarem as suas aulas mais atraentes. Como exemplo, apesar da restrição das estruturas curriculares, professores têm procurado ensinar Química num contexto mais interdisciplinar. Porém, em muitos casos, a precariedade das condições de trabalho, a falta de contexto social para os alunos, bem como excessiva teoria, ainda são fatores que promovem o desinteresse. Desta forma, o objetivo deste trabalho é descrever o projeto, desenvolvimento, produção e realização de uma Oficina Temática denominada “A Química mudando a Sociedade”. Este projeto foi realizado com alunos do ensino médio do “Colégio Militar do Rio de Janeiro” no Rio de Janeiro, Brasil. Através do projeto, foi desenvolvido um estudo interdisciplinar, investigando a relação das contribuições científicas, especialmente as de Antoine - Laurent Lavoisier (1743-1794), e as mudanças sofridas pela sociedade do século XIX durante a Revolução Industrial. A prática da Educação à Distância (EAD), por meio de videoaulas, assim como os instrumentos para a avaliação da aprendizagem dos alunos como os mapas conceituais, foram embasados na Teoria da Aprendizagem Significativa proposta inicialmente por David Ausubel (1918-2008). Toda a experiência adquirida nesta Oficina Temática foi registrada em videoaulas explicativas e em um eBook, que é o produto desta dissertação. Este projeto pedagógico, embora não seja obrigatório na estrutura curricular da escola, inclui um vasto conjunto de competências na área das Ciências Naturais, propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação do Brasil.
Resumen: The lack of interest by high school students regarding Natural Sciences, such as Chemistry, has challenged teachers to turn their classes more attractive to those students. As an example, despite the restriction of curricular structures, teachers have been trying to teach Chemistry in an interdisciplinary context. However, in many cases, the precariousness of working conditions, the lack of social contexts for the students as well as disciplines with excessive theory, are still factors promoting this lack of interest. In this way, the objective of this work is to describe the project, development, production, and realization of a Thematic Workshop called “A Química Mudando a Sociedade”. This project was performed with high school students from the “Colégio Militar do Rio de Janeiro” in Rio de Janeiro, Brazil. Through the project, an interdisciplinary study was developed, investigating the relationship of scientific contributions, especially those of Antoine - Laurent Lavoisier (1743-1794), and the changes suffered by the 19th century’s society during the Industrial Revolution. Home schooling, through online classes, as well as the instruments to assess student learning as concept maps, were based in the Theory of Meaningful Learning initially proposed by David Ausubel (1918-2008). All the experience acquired through this Thematic Workshop was recorded on explanatory video-classed and an eBook, which is the product of this dissertation. This pedagogical project, even though not being mandatory in the school’s curricular structure, includes a broad set of skills, in the area of Natural Sciences, proposed as the Common National Curricular Base (Base Nacional Comum Curricular (BNCC) of the Ministry of Education from Brazil.
Materia: Ensino de Química
Teoria da aprendizagem significativa
Mapas conceituais
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Programa: Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 19-jul-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ALMEIDA, Eder Barros de. A colaboração de Lavoisier para o desenvolvimento da sociedade Industrial do século XIX: uma proposta de oficina temática. 2021. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Química em Rede Nacional - ProfQui

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
917255.pdf7.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.