Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27779

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Paula Macedo Lessa dos-
dc.contributor.authorFerreira, Amanda Aparecida Batista-
dc.date.accessioned2025-11-28T20:16:50Z-
dc.date.available2025-11-30T03:00:11Z-
dc.date.issued2022-05-04-
dc.identifier.citationFERREIRA, Amanda Aparecida Batista. Contribuições do ensino de química para a educação e gestão socioambiental escolar: um projeto para a escola. 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27779-
dc.description.abstractEnvironmental issues are debated in various spheres of society, due to the negative impacts arising from human actions. Therefore, it is necessary to apply studies and strategies for environmental awareness. Thus, in search of a sustainable society, the school is a privileged space for actions that enable this reflection and is essential in the formation of citizens. The present work aimed to implement an environmental education program linked to socio-environmental management through the Teaching of Chemistry, in a public education institution. As a management tool, the guidelines present in the Environmental Agenda for Public Administration - A3P were used. To this end, a brief study of the insertion of environmental education in the school environment was carried out, followed by a literature review - environmental education at school and; environmental projects at school and the BNCC. At the end, the consequences of environmental education actions linked to socio-environmental management, promoted through a project for the school, were analyzed. The methodological steps were based on the A3P: Formation of the Environmental Management team, followed by the school socio-environmental diagnosis; survey of students' and teachers' perception of the environment through questionnaires; creation of the project's visual identity, in addition to training and raising awareness among the school community; and referenced by the author Genebaldo Freire Dias. The work developed was quite satisfactory, as in addition to adding knowledge to students, teachers and employees, all of them showed interest, not only in changing habits, but also in disseminating sustainability to the entire school community, taking into account some difficulties encountered for the implementation of the environmental project.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectGestão socioambientalpt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.titleContribuições do ensino de química para a educação e gestão socioambiental escolar: um projeto para a escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLattesttp://lattes.cnpq.br/2344125571336008pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3381087110670555pt_BR
dc.contributor.referee1Turci, Cássia Curan-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1296702009754084pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Lidiane Aparecida de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1301865224266969pt_BR
dc.description.resumoAs questões ambientais são debatidas em vários âmbitos da sociedade, em função dos impactos negativos procedentes de ações humanas. Diante disso, se faz necessária a aplicação de estudos e estratégias para a conscientização ambiental.Assim, em busca de uma sociedade sustentável, a escola é um espaço privilegiado para ações que possibilitem essa reflexão e é primordial na formação dos cidadãos.O presente trabalho teve como objetivoimplementar um programa de educação ambiental vinculada à gestão socioambiental através do Ensino de Química, em uma instituição de ensino público.Como instrumento de gestão, foram utilizadas as orientações presentesna Agenda Ambiental de Administração Pública - A3P.Para tal, foi realizado um breveestudoda inserção da educação ambiental no ambiente escolar, seguido da revisão de literatura – educação ambiental na escola e; projetos ambientais na escola e a BNCC. Ao final, foram analisados os desdobramentos das açõesde educação ambientalvinculadas à gestão socioambiental, promovidos por meio de um projeto para a escola. As etapas metodológicas forambaseadasna A3P: Formação da equipe de Gestão Ambiental, seguido do Diagnóstico socioambiental escolar; levantamento da percepção de alunos e professores acerca do meio ambiente através de questionários; criação da identidade visual do projeto, além da capacitação e sensibilização da comunidade escolar; e referenciada pelo autor Genebaldo Freire Dias. O trabalho desenvolvido foi bastante satisfatório, pois além de agregar conhecimento para alunos, professores e colaboradores, todos demonstraram interesse, não só na mudança de hábitos, mas também na disseminação da sustentabilidade para toda a comunidade escolar, levando em consideração algumas dificuldades encontradas para a efetivação do projeto ambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ensino de Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
955370_Produto.pdfproduto7.03 MBAdobe PDFView/Open
955370.pdf5.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.