Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27798

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuerra, Antonio Carlos de Oliveira-
dc.contributor.authorSouza, Angelo Siguemura-
dc.date.accessioned2025-12-02T21:43:52Z-
dc.date.available2025-12-04T03:00:13Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Angelo Siguemura. A internet como fonte de estudos e a utilização de sites como recurso para aprender velocidade de reação. 2023. 144 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27798-
dc.description.abstractThe aim of this study is to critically analyze 20 sites available on the Internet that deal with the subject of reaction speed, in the light of Gaston Bachelard's epistemology, and to assess the reliability of the Internet as a source of research. The motivation for this research is the expansion of the internet over the last 30 years and the revolution in forms of communication and access to information, which have had major impacts on all social fields, especially education. The large amount of information available on the web allows anyone to access knowledge on a topic of interest in just a few seconds. Therefore, any student can access content on the internet on the subject of reaction speed. The 20 sites were analyzed using an Evaluation Tool made up of 13 evaluation topics. The evaluation tool was created and applied by the research author himself. The results revealed, in addition to conceptual misunderstandings, gaps in the approach to the topic of reaction velocity and the presence of various epistemological obstacles, which indicates that a prior evaluation by a teacher or chemistry professional of the reaction velocity content available on the Internet is recommended before it is used as study material. As an educational product, we proposed a booklet on the subject of reaction velocity to help teachers evaluate the content of websites dealing with the subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinética químicapt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectObstáculos Epistemológicospt_BR
dc.titleA internet como fonte de estudos e a utilização de sites como recurso para aprender velocidade de reaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7991984241377300pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9656522960941293pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Oliveira, Guilherme Cordeiro da Graça de-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8926113379972122pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Rodrigo Volcan-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6424652558098121pt_BR
dc.contributor.referee2Valle, Anita Ferreira do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2206935989496987pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise crítica de 20 sites disponíveis na internet que tratam do tema Velocidade de reação, a luz da epistemologia de Gaston Bachelard e avaliar a confiabilidade da internet como fonte de pesquisa. A motivação desta pesquisa é a expansão da internet nos últimos 30 anos e a revolução nas formas de comunicação e acesso às informações, que tiveram grandes impactos em todos os campos sociais, em especial na educação. O grande número de informações disponíveis na rede permite que qualquer pessoa tenha acesso ao conhecimento de algum tema de interesse em apenas poucos segundos. Portanto, qualquer estudante pode acessar conteúdos na internet acerca do tema velocidade de reação. A análise dos 20 sites foi feita por meio de um Instrumento de Avaliação composto por 13 tópicos avaliativos. A criação e a aplicação do Instrumento de avaliação foram feitas pelo próprio autor da pesquisa. Os resultados revelaram, além de equívocos conceituais, lacunas em relação a abordagem do tema velocidade de reação e a presença de vários obstáculos epistemológicos, o que indica ser recomendável uma avaliação prévia, por um professor ou profissional da área de química, dos conteúdos de velocidade de reação, disponíveis na internet, antes de sua indicação como material de estudo. Como produto educacional, foi proposto um livreto sobre o tema velocidade de reação, para auxiliar os professores do ensino médio na abordagem deste tema da química.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ensino de Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
944525.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.