Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27803
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Um estudo sobre a reintegração cromática: uma possibilidade de diretrizes |
| Author(s)/Inventor(s): | Diniz, Joana da Fonseca |
| Advisor: | Carvalho, Humberto Farias de |
| Abstract: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo examinar os critérios existentes na literatura a respeito da reintegração cromática, etapa essencial do processo de intervenção de conservação-restauração, que geralmente se apresenta em segundo plano, em artigos e pesquisas. Notando a quantidade limitada de artigos e livros disponíveis gratuitamente sobre o assunto – seja online ou em bibliotecas públicas do Rio de Janeiro –, a autora faz uma compilação das técnicas e dos materiais disponíveis para realização de reintegração cromática; mapeia o modo como o assunto é abordado no panorama brasileiro, por meio de entrevistas com reconhecidos profissionais da área; e, com base nessas informações, faz uso dessas técnicas e materiais em um estudo de caso, em que busca a comprovação da viabilidade das decisões tomadas, seus pontos positivos e negativos e sua adequação a diferentes tipos de obra. |
| Keywords: | Pintura Cavaletes Restauração Intervenção Painting Easels Restoration Intervention |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
| Production unit: | Escola de Belas Artes |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 21-Dec-2016 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | DINIZ, Joana da Fonseca. Um estudo sobre a reintegração cromática: uma possibilidade de diretrizes. 2016. 119 f. TCC (Graduação) - Curso de Conservação e Restauração, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
| Appears in Collections: | Conservação e Restauração |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| JFDiniz.pdf | 3.54 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.