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http://hdl.handle.net/11422/27812
| Type: | Artigo |
| Title: | Puerto Madero and Porto Maravilha: the transformation process of port areas into tourist zones |
| Author(s)/Inventor(s): | Colchete Filho, Antônio Braida, Frederico Costa, Lúcia Maria Sá Antunes Giese, Juliana Varejão |
| Abstract: | As transformações no uso do espaço urbano nas cidades contemporâneas têm características comuns e os projetos na era global abordam temas semelhantes, como a requalificação de áreas portuárias e orlas marítimas. O principal objetivo deste artigo é revisitar o processo de transformação urbana e valorização das áreas portuárias de Buenos Aires, Argentina, e Rio de Janeiro, Brasil, concluído em 1990 e 2015, respectivamente. Recapitula seus processos históricos de decadência à recuperação como zonas turísticas, após a implementação do “Plano Estratégico de Antigo Porto Madero”, de 1990, em Buenos Aires, e da “Operação Urbana Porto Maravilha”, de 2009, no Rio de Janeiro. Embora o planejamento e as estratégias difiram, pois buscavam locais distintos em épocas diferentes, ambos foram semelhantes na atração de investimentos maciços do mercado imobiliário. Portanto, as consequências dos projetos para as cidades e para a população local são uma questão mais importante do que os resultados formais alcançados. |
| Abstract: | Transformations in the use of urban space in contemporary cities have common features and projects in the global era take similar themes, such as requalifications of port areas and waterfronts. The main objective of this paper is to revisit the process of urban transformation and valorization of the port areas of Buenos Aires, Argentina, and Rio de Janeiro, Brazil, completed in 1990 and 2015, respectively. It recapitulates their historical processes from decay to recovery as tourist zones, following the implementation of the “Strategic Plan of Antiguo Puerto Madero”, from 1990, in Buenos Aires, and of “Urban Operation Porto Maravilha”, from 2009, in Rio de Janeiro. While planning and strategies differ as they sought distinct locations in different times, they were similar in attracting massive investment from the real estate market. Therefore, consequences of the projects for the cities and the local population are a more important issue than formal results achieved. |
| Keywords: | Desenho Orlas marítimas Buenos Aires (Argentina) Rio de Janeiro (RJ) |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETO DO ESPACO URBANO |
| Production unit: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
| Publisher: | David Publishing Company |
| In: | Journal of Civil Engineering and Architecture |
| Volume: | 11 |
| Issue Date: | 2017 |
| DOI: | 10.17265/1934-7359/2017.10.002 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | eng |
| Right access: | Acesso Aberto |
| ISSN: | 1934-7367 |
| Citation: | COLCHETE FILHO, Antonio; BRAIDA, Frederico; COSTA, Lucia Maria Sá Antunes; GIESE, Juliana Varejão. Journal of Civil Engineering and Architecture, Nova York, v. 11, p. 915-920, 2017. |
| Appears in Collections: | Ciências Sociais Aplicadas |
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