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dc.contributor.advisorBrandão, Silvia Figueiredo-
dc.contributor.authorLima, Lorena Ferreira de-
dc.date.accessioned2025-12-05T16:52:41Z-
dc.date.available2025-12-07T03:00:11Z-
dc.date.issued2025-11-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27827-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMonotongaçãopt_BR
dc.subjectPortuguês de Angolapt_BR
dc.subjectVariedades africanas do portuguêspt_BR
dc.titleA variável /ei/ em três variedades africanas do portuguêspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4418246461990211pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7301182237789899pt_BR
dc.description.resumoEste estudo, realizado de acordo com os pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Variação e Mudança (Weinreich; Labov; Herzog, 2006[1968]) e da Sociolinguística Variacionista (Labov, 2006[1972], 1994, 2001), tem por objetivos determinar os fatores que concorrem para a monotongação de /ei/ no Português de Angola (PA), comparando tais resultados aos obtidos por outros pesquisadores no Português de São Tomé (PST) e no de Moçambique (PM) e, ainda, discutir o estatuto dessa variação, tendo em vista sua difusão pelas áreas mencionadas. Para a análise, realizada com apoio no programa GoldVarb-X, selecionaram-se 376 dados referentes a /ei/ em contexto interno diante de consoante (feira, deixamos, respeito), que foram coletados dos primeiros trinta minutos de 18 entrevistas realizadas em Luanda e pertencentes ao Projeto “Em busca das raízes do português brasileiro: estudos morfossintáticos” da Universidade Estadual de Feira de Santana. Os informantes estão distribuídos por sexo, três faixas etárias, três níveis de escolaridade e, em virtude do caráter multilíngue de Angola, de acordo com o Estatuto do Português, visto que oito informantes são falantes de Português L1 e dez, de L2. Consideraram-se, ainda, seis variáveis estruturais: classe do vocábulo, contextos antecedente e subsequente, tonicidade da sílaba, dimensão e posição no vocábulo. Dos 376 dados, 153 (40,7%) apresentaram monotongação, regra com input .635, condicionada por fatores relacionados às variáveis contexto subsequente, faixa etária, sexo e nível de escolaridade. Compararam-se, ainda, os percentuais de monotongação (a) na fala de cada informante e (b) dos fatores selecionados no PA em contraste aos obtidos em estudos sobre o PST e o PM.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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