Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/27833
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | English around me: análise de um material didático para o ensino de inglês com foco na contestação de valores culturais hegemônicos e na valorização de identidades brasileiras |
| Autor(es)/Inventor(es): | Rodrigues, Rahmiel Cordeiro |
| Orientador: | Tilio, Rogério Casanovas |
| Resumo: | O ensino de inglês como língua adicional tem sido reconfigurado na contemporaneidade por abordagens críticas que buscam romper com modelos pedagógicos hegemônicos e responder às demandas de contextos cultural e linguisticamente diversos (KUMARAVADIVELU, 2012; PENNYCOOK; MAKONI, 2020). Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de inglês inicial à luz do Letramento Sociointeracional Crítico (LSC) (TILIO, 2015, 2019), pedagogia que compreende a linguagem como prática social e propõe o desenvolvimento de letramentos mediados por práticas situadas, críticas e transformadoras. Para tanto, analiso uma tarefa avaliativa implementada no curso Inglês 1 do projeto de extensão CLAC (Curso de Línguas Abertos à Comunidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A tarefa integra o Projeto Temático de Multiletramentos Críticos (PTMC) English Around Me, que tem como objetivo fomentar reflexões sobre as relações entre língua inglesa, identidade linguística e processos de construção de sentido em contextos marcados pela expansão do inglês como língua internacional (MCKAY, 2012; FIGUEIREDO, 2019). A análise é orientada pelos quatro eixos pedagógicos do LSC — prática situada, instrução, postura crítica e prática transformadora (TILIO, 2021) — e busca investigar de que maneira e em que medida o material didático analisado contribui para a valorização das identidades dos aprendizes e a promoção de letramento crítico (CERVETTI et al., 2001; LUKE, 2012). A partir da observação das atividades propostas e de seus enunciados, argumento que materiais fundamentados no LSC podem ampliar o repertório discursivo dos aprendizes e promover aprendizagens socialmente relevantes, potencializando a agência de estudantes brasileiros enquanto usuários críticos da língua inglesa. |
| Palavras-chave: | Ensino de inglês Letramento crítico Identidade linguística Multiletramentos |
| Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 2025 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | Letras - Inglês |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RCRodrigues.pdf | 560.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.