Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27833

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: English around me: análise de um material didático para o ensino de inglês com foco na contestação de valores culturais hegemônicos e na valorização de identidades brasileiras
Autor(es)/Inventor(es): Rodrigues, Rahmiel Cordeiro
Orientador: Tilio, Rogério Casanovas
Resumo: O ensino de inglês como língua adicional tem sido reconfigurado na contemporaneidade por abordagens críticas que buscam romper com modelos pedagógicos hegemônicos e responder às demandas de contextos cultural e linguisticamente diversos (KUMARAVADIVELU, 2012; PENNYCOOK; MAKONI, 2020). Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de inglês inicial à luz do Letramento Sociointeracional Crítico (LSC) (TILIO, 2015, 2019), pedagogia que compreende a linguagem como prática social e propõe o desenvolvimento de letramentos mediados por práticas situadas, críticas e transformadoras. Para tanto, analiso uma tarefa avaliativa implementada no curso Inglês 1 do projeto de extensão CLAC (Curso de Línguas Abertos à Comunidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A tarefa integra o Projeto Temático de Multiletramentos Críticos (PTMC) English Around Me, que tem como objetivo fomentar reflexões sobre as relações entre língua inglesa, identidade linguística e processos de construção de sentido em contextos marcados pela expansão do inglês como língua internacional (MCKAY, 2012; FIGUEIREDO, 2019). A análise é orientada pelos quatro eixos pedagógicos do LSC — prática situada, instrução, postura crítica e prática transformadora (TILIO, 2021) — e busca investigar de que maneira e em que medida o material didático analisado contribui para a valorização das identidades dos aprendizes e a promoção de letramento crítico (CERVETTI et al., 2001; LUKE, 2012). A partir da observação das atividades propostas e de seus enunciados, argumento que materiais fundamentados no LSC podem ampliar o repertório discursivo dos aprendizes e promover aprendizagens socialmente relevantes, potencializando a agência de estudantes brasileiros enquanto usuários críticos da língua inglesa.
Palavras-chave: Ensino de inglês
Letramento crítico
Identidade linguística
Multiletramentos
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCRodrigues.pdf560.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.