Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/27833
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Tilio, Rogério Casanovas | - |
| dc.contributor.author | Rodrigues, Rahmiel Cordeiro | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-05T18:09:31Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-07T03:00:11Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27833 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de inglês | pt_BR |
| dc.subject | Letramento crítico | pt_BR |
| dc.subject | Identidade linguística | pt_BR |
| dc.subject | Multiletramentos | pt_BR |
| dc.title | English around me: análise de um material didático para o ensino de inglês com foco na contestação de valores culturais hegemônicos e na valorização de identidades brasileiras | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4176886574555470 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8681723006463161 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O ensino de inglês como língua adicional tem sido reconfigurado na contemporaneidade por abordagens críticas que buscam romper com modelos pedagógicos hegemônicos e responder às demandas de contextos cultural e linguisticamente diversos (KUMARAVADIVELU, 2012; PENNYCOOK; MAKONI, 2020). Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de inglês inicial à luz do Letramento Sociointeracional Crítico (LSC) (TILIO, 2015, 2019), pedagogia que compreende a linguagem como prática social e propõe o desenvolvimento de letramentos mediados por práticas situadas, críticas e transformadoras. Para tanto, analiso uma tarefa avaliativa implementada no curso Inglês 1 do projeto de extensão CLAC (Curso de Línguas Abertos à Comunidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A tarefa integra o Projeto Temático de Multiletramentos Críticos (PTMC) English Around Me, que tem como objetivo fomentar reflexões sobre as relações entre língua inglesa, identidade linguística e processos de construção de sentido em contextos marcados pela expansão do inglês como língua internacional (MCKAY, 2012; FIGUEIREDO, 2019). A análise é orientada pelos quatro eixos pedagógicos do LSC — prática situada, instrução, postura crítica e prática transformadora (TILIO, 2021) — e busca investigar de que maneira e em que medida o material didático analisado contribui para a valorização das identidades dos aprendizes e a promoção de letramento crítico (CERVETTI et al., 2001; LUKE, 2012). A partir da observação das atividades propostas e de seus enunciados, argumento que materiais fundamentados no LSC podem ampliar o repertório discursivo dos aprendizes e promover aprendizagens socialmente relevantes, potencializando a agência de estudantes brasileiros enquanto usuários críticos da língua inglesa. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Letras - Inglês | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RCRodrigues.pdf | 560.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.