Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27833

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTilio, Rogério Casanovas-
dc.contributor.authorRodrigues, Rahmiel Cordeiro-
dc.date.accessioned2025-12-05T18:09:31Z-
dc.date.available2025-12-07T03:00:11Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27833-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de inglêspt_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.subjectIdentidade linguísticapt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.titleEnglish around me: análise de um material didático para o ensino de inglês com foco na contestação de valores culturais hegemônicos e na valorização de identidades brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4176886574555470pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8681723006463161pt_BR
dc.description.resumoO ensino de inglês como língua adicional tem sido reconfigurado na contemporaneidade por abordagens críticas que buscam romper com modelos pedagógicos hegemônicos e responder às demandas de contextos cultural e linguisticamente diversos (KUMARAVADIVELU, 2012; PENNYCOOK; MAKONI, 2020). Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de inglês inicial à luz do Letramento Sociointeracional Crítico (LSC) (TILIO, 2015, 2019), pedagogia que compreende a linguagem como prática social e propõe o desenvolvimento de letramentos mediados por práticas situadas, críticas e transformadoras. Para tanto, analiso uma tarefa avaliativa implementada no curso Inglês 1 do projeto de extensão CLAC (Curso de Línguas Abertos à Comunidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A tarefa integra o Projeto Temático de Multiletramentos Críticos (PTMC) English Around Me, que tem como objetivo fomentar reflexões sobre as relações entre língua inglesa, identidade linguística e processos de construção de sentido em contextos marcados pela expansão do inglês como língua internacional (MCKAY, 2012; FIGUEIREDO, 2019). A análise é orientada pelos quatro eixos pedagógicos do LSC — prática situada, instrução, postura crítica e prática transformadora (TILIO, 2021) — e busca investigar de que maneira e em que medida o material didático analisado contribui para a valorização das identidades dos aprendizes e a promoção de letramento crítico (CERVETTI et al., 2001; LUKE, 2012). A partir da observação das atividades propostas e de seus enunciados, argumento que materiais fundamentados no LSC podem ampliar o repertório discursivo dos aprendizes e promover aprendizagens socialmente relevantes, potencializando a agência de estudantes brasileiros enquanto usuários críticos da língua inglesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RCRodrigues.pdf560.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.