Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/27834
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | Não foi sorte: um corpo que fala, luta e escreve sua própria história na educação |
| Autor(es)/Inventor(es): | Cunha, João Pedro Araujo |
| Tutor: | Delgado, Adriana Patrício |
| Tutor : | Miguel, Felipe de Oliveira |
| Resumen: | Este trabalho nasce da caminhada do autor na condição de pessoa com deficiência e estudante do curso de Letras – Espanhol da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre os anos de 2017 e 2025. Tem por objetivos: investigar concepções e práticas inclusivas no contexto da formação docente, considerando trajetórias como a de João Pedro, que ilustram não apenas os obstáculos enfrentados por pessoas com deficiência, mas também as múltiplas dimensões da exclusão social e cultural; e refletir criticamente acerca dos desafios e das barreiras relacionadas à inclusão, à acessibilidade e às políticas públicas voltadas ao ingresso e a permanência de estudantes com deficiência no ensino superior. O problema de pesquisa decorre de inquietações que se expressam nas seguintes questões: quais os desafios enfrentados e barreiras a serem superadas no processo de escolarização de uma pessoa com deficiência? De que maneira a formação docente pode contribuir para a consolidação de uma educação inclusiva pautada na equidade, no respeito à diversidade e no sentimento de pertencimento? Como metodologia adota a abordagem qualitativa de caráter autobiográfico, em diálogo com a literatura e legislações que abordam sobre os pares: acesso-permanência e inclusão-acessibilidade. Nesse sentido, trazer a vivência de um estudante com deficiência para o centro deste trabalho, explicitando as barreiras arquitetônicas, pedagógicas e atitudinais consiste em um ato político e de resistência. Assim, espera-se que este trabalho contribua para a ampliação do debate sobre inclusão no ensino superior, com destaque à licenciatura, e que inspire a construção de práticas e políticas institucionais mais sensíveis às diferenças, promovendo o acesso e a permanência com dignidade para todos e todas. |
| Materia: | Inclusão educacional Narrativa autobiográfica Pessoa com deficiência Formação docente |
| Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 21-ago-2025 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | Letras - Espanhol |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JPACunha.pdf | 410.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.