Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27901
| Type: | Dissertação |
| Title: | Narrativas bilíngues terena/português como material de apoio pedagógico para escolas terena da Terra Indígena Buriti |
| Author(s)/Inventor(s): | Reginaldo, Sérgio da Silva |
| Advisor: | Martins, Marci Fileti |
| Abstract: | Esta dissertação pretende fornecer subsídios para o ensino-aprendizagem da língua Terena por meio de textos narrativos bilingues Terena-português. Para isso, apresentamos, no contexto sócio-linguístico-educacional da Terra Indígena de Buriti (TIB), uma ação voluntária desenvolvida por dois professores Terena (um deles o autor dessa dissertação) e uma parceira purutuye (não indígena), que juntamente com uma equipe de professores (a)s indígenas, trabalharam em busca de melhorias para a Educação Escolar Indígena (EEI). A pesquisa dissertativa alia revisões bibliográficas sobre os temas e questão, com o trabalho de campo constituída por meio da observação participativa em oficinas realizadas na TIB pela equipe da ação voluntária. O trabalho de campo produziu um corpus compostos por narrativas curtas relacionadas a práticas de pesquisa, que por sua vez serviram de subsídios a formulação de planos de aula e de propostas de material didático para o ensino bilíngue Terena-Português, formuladas no âmbito das oficinas desenvolvidas pela ação. |
| Abstract: | This dissertation aims to provide support for the teaching and learning of the Terena language through bilingual Terena-Portuguese narrative texts. To this end, we present, within the socio-linguistic-educational context of the Buriti Indigenous Land (TIB), a voluntary initiative carried out by two Terena teachers (one of them the author of this dissertation) and a Purutuye partner (non-indigenous), who, together with a team of indigenous teachers, worked towards improvements in Indigenous School Education (EEI). The dissertation research combines literature reviews on the topics and issues with fieldwork conducted through participatory observation in workshops held at TIB by the voluntary action team. The fieldwork produced a corpus consisting of short narratives related to research practices, which in turn served as support for the formulation of lesson plans and proposals for educational materials for Terena-Portuguese bilingual teaching. |
| Keywords: | Língua Terena Estudo e ensino Eduação indígena Educação escolar Bilinguismo Formação de professores |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS INDIGENAS |
| Program: | Curso de Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas |
| Production unit: | Museu Nacional |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2025 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | REGINALDO, Sérgio da Silva. Narrativas bilíngues terena/português como material de apoio pedagógico para escolas terena da Terra Indígena Buriti. 2025. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
| Appears in Collections: | Linguística e Línguas Indígenas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| SdaSREGINALDO.pdf | 8.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.