Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27922
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Subversão e intertextualidade em Diomedes: a trilogia do acidente |
| Author(s)/Inventor(s): | Ribeiro, João Paulo Araújo |
| Advisor: | Salgado, Marcus Rogério Tavares Sampaio |
| Abstract: | A presente pesquisa realizará uma análise da coletânea de quadrinhos brasileiros “Diomedes − A trilogia do acidente”, criada por Lourenço Mutarelli entre 1999 e 2002, composta pelos álbuns “O Dobro de Cinco”, “O Rei do Ponto” e “A Soma de Tudo – Partes Um e Dois”. Nosso objetivo é realizar um estudo analítico sobre aspectos intertextuais da trilogia (trabalhados a partir das bases teóricas propostas por Tiphaine Samoyault, em A Intertextualidade; 2008), com ênfase no modo como elementos narrativos dos gêneros épico, o picaresco e o estilo noir são subvertidos ou transfigurados no âmbito do universo diegético, explicando esses elementos e analisando−os sob a perspectiva da paródia, conforme coordenadas teóricas propostas por Linda Hutcheon em "Uma teoria da paródia" (1985). Entender como se processam tais estratégias estéticas é fundamental para ampliar a compreensão não apenas da obra do escritor e quadrinista paulista como também das relações entre a literatura brasileira e quadrinhos consideradas no âmbito da produção artística da contemporaneidade, tornando-a mais lúdica e acessível a todos. |
| Keywords: | Literatura brasileira Ficção brasileira Subversão Histórias em quadrinhos Mutarelli, Lourenço |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Production unit: | Faculdade de Letras |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 8-Dec-2025 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| JPARibeiro.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.