Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27946

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A geração distribuída como instrumento político para o combate à pobreza energética no Brasil: um estudo do caso dos assentamentos informais urbanos
Author(s)/Inventor(s): Rosa, Cristina da Silva
Advisor: Castro, Nivalde José de
Co-advisor: Câmara, Lorrane da Silva Costa
Abstract: A discussão sobre pobreza energética ganha destaque global, especialmente em nações em desenvolvimento. No contexto brasileiro, embora o acesso físico à energia tenha melhorado consideravelmente, persistem desafios ligados à acessibilidade econômica, evidenciados por crises econômicas recentes. A literatura reconhece a intensificação desse problema em regiões de baixa renda e áreas de difícil acesso à infraestrutura básica. Diante disso, a Geração Distribuída (GD) com energia solar surge como uma alternativa sustentável para mitigar a pobreza energética e impulsionar uma transição energética justa no Brasil. Este estudo objetiva avaliar modelos de negócio para Geração Distribuída de Interesse Social (GDIS) em assentamentos informais urbanos, visando subsidiar políticas públicas no setor elétrico. Para tanto, os capítulos deste trabalho contextualizam a pobreza energética urbana, analisam políticas públicas em energia elétrica no Brasil, e apresentam um estudo de caso da RevoluSolar que resultou na criação da Cooperativa Percília e Lúcio de Energias Renováveis nos assentamentos informais do Morro da Babilônia e Chapéu Mangueira. Feito isso, foi possível verificar que embora existam programas governamentais como PEE e TSEE, que buscam ampliar a acessibilidade econômica à eletricidade, o problema persiste, especialmente em assentamentos informais. Portanto, novas políticas, como o PERS de 2022, devem direcionar a GDIS como solução, enfrentando desafios como a seleção do público-alvo, financiamento e modelos de negócios.
Keywords: Energia renovável
Energia
Transição energética
Setor elétrico
Energia elétrica
Energia solar
Políticas públicas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 22-Jan-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ROSA, Cristina da Silva. A geração distribuída como instrumento político para o combate à pobreza energética no Brasil: um estudo do caso dos assentamentos informais urbanos. 2024. 137 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CSRosa.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.