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dc.contributor.advisorGaspar, Marcos Binderlay-
dc.contributor.authorRosa, José Eduardo Pereira da-
dc.date.accessioned2017-09-11T18:21:22Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:01Z-
dc.date.issued2007-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2794-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHidrodinâmicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleUma abordagem da hidrodinâmica para o ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Wilma Machado Santos-
dc.contributor.referee2Moreira, Ligia de Farias-
dc.contributor.referee3Chaves, Francisco Artur Braun-
dc.description.resumoApresenta uma proposta para apresentar conceitos sobre o tema hidrodinâmica para alunos do ensino médio. Destina-se também aos alunos do curso de licenciatura em Física, bem como aos professores de Física do ensino médio. Segundo as recomendações dos PCN. O conteúdo do trabalho foi elaborado baseando-se em situações reais e experimentos simples que comprovam o que a teoria irá confirmar. Perguntas interessantes sobre o tema serão feitas e um embasamento teórico sólido também será feito junto com os alunos, assim como, uma abordagem de toda história desde os primeiros contribuidores como Aristóteles e Leonardo da Vinci até os mais contemporâneos como Bernoulli e Venturi. A proposta básica é elaborar um roteiro onde, se um dia precisar, um professor de ensino médio possa consulta-lo como um material de apoio para a elaboração de uma aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::DINAMICA DOS FLUIDOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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