Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27963
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Programa de monitoria da Faculdade de Educação da UFRJ : percepções docentes |
| Author(s)/Inventor(s): | Mota, Rebeka do Carmo |
| Advisor: | Prado, Ana Pires do |
| Abstract: | O presente trabalho refere-se ao Programa de Monitoria da Faculdade de Educação da UFRJ e tem por objetivo geral analisar dados referentes às percepções e estratégias dos docentes que participaram do programa em 2024. Pretende-se analisar documentos sobre o programa de monitoria da UFRJ e da FE - resoluções, editais; explicitar o funcionamento do Programa de Monitoria; mapear o entendimento dos professores referente ao objetivo do Programa de Monitoria; analisar as percepções docentes referentes ao papel dos monitores, os tipos de atividades que eles atribuem, os motivos definidos para atribuírem essas atividades; e refletir sobre a formação docente e as contribuições do programa de monitoria para os alunos de Licenciatura. A metodologia desta pesquisa é de abordagem qualitativa. As técnicas utilizadas para análise de dados foram: análise documental das resoluções do CEG sobre as normas para o Programa de Monitoria, do Edital do Programa de Monitoria 2024 da UFRJ e do Edital Interno do Programa de Monitoria 2024 da Faculdade de Educação, além do questionário online com questões abertas e fechadas respondidas pelos professores que participaram do programa em 2024. Para a reflexão proposta contamos com o seguinte aporte teórico: Nunes (2025), Natário&Santos (2010) e Dantas (2014) que abordam o Programa de Monitoria como um espaço de formação e contribuição para a docência superior; Pimenta (1996) e Nóvoa (2017) que abordam a formação. Ao final, concluímos que os dados do questionário demonstram o bom funcionamento do Programa de Monitoria, embora ainda caiba reflexões sobre propostas que visem sua melhoria. |
| Keywords: | Formação docente Educação Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 5-Dec-2025 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | MOTA, Rebeka do Carmo. Programa de Monitoria da Faculdade de Educação da UFRJ: percepções docentes. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| RCMota.pdf | 11.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.