Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27980

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Quando só um “empurrãozinho” não é suficiente: desafios das políticas públicas orientadas pela economia comportamental
Author(s)/Inventor(s): Rezende, Gabriel dos Santos Silva
Advisor: Marcato, Marilia Bassetti
Abstract: O campo emergente da economia comportamental desafia o axioma da racionalidade plena dos agentes econômicos ao integrar aspectos psicológicos à análise econômica. Esse paradigma, central na teoria neoclássica, vem sendo questionado à medida que economistas e cientistas comportamentais buscam incorporar questões psicológicas, cognitivas e comportamentais em seus modelos. Nesse contexto, as políticas públicas têm sido influenciadas pelas descobertas da ciência comportamental, levando diversos países a implementarem unidades especializadas na pesquisa e implementação de políticas baseadas em estudos de economia comportamental. No entanto, o crescimento dessa abordagem também suscita questionamentos sobre a eficácia, validade e confiabilidade dessas políticas, incluindo críticas à metodologia e à implementação por parte dos agentes públicos. No contexto dessas discussões, esta pesquisa buscará mostrar como políticas públicas de nível individual, apesar de terem grande potencial para a resolução de diversos problemas, principalmente os de menor complexidade, apresentarão uma série de limitações, tais como questões teóricas, metodológicas e a influência de aspectos situacionais, posicionais e sociais que afetam o comportamento em grande escala. Para esse propósito, vamos explorar os conceitos de políticas i-frame e s-frame e suas aplicações. Junto a isso, serão discutidos os desafios relacionados à arquitetura de escolhas, intervenções nudge, à replicabilidade dos experimentos e à universalidade das descobertas. Por fim, esta pesquisa explora potenciais direções para uma política pública comportamental mais alinhada com as limitações e particularidades do processo de tomada de decisão dos indivíduos, considerando a complexidade dos debates teóricos e das questões sociais.
Keywords: Economia comportamental
Políticas públicas
Políticas i-frame
Nudge
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 26-Apr-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: REZENDE, Gabriel dos Santos Silva. Quando só um “empurrãozinho” não é suficiente: desafios das políticas públicas orientadas pela economia comportamental. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GSSRezende.pdf276.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.