Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/28058

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise do perfil socioeconômico, clínico e epidemiológico associado a pacientes com comorbidades acometidos de SRAG por COVID-19 em um hospital universitário no município do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Gabriela Magna Valle de
Advisor: Mendonça, Paulo Eduardo Xavier de
Co-advisor: Cavalcanti, Marta Guimarães
Abstract: Estudos sobre a pandemia de COVID-19 evidenciaram que determinados grupos populacionais apresentam um risco significativamente maior de desenvolver formas graves da doença. Umas das principais conclusões científicas sobre esse tema indica que o grupo de risco para a COVID-19 inclui não apenas pessoas com condições de saúde preexistentes, mas também grupos socialmente vulneráveis. O Brasil apresenta uma alta prevalência de doenças crônicas, que somadas à profunda e estrutural desigualdade social do país, aumentam a suscetibilidade da população ao desenvolvimento da síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Esses fatos combinados determinam a distribuição da doença enquanto impactam significativamente na saúde pública brasileira. Com vistas a analisar as correlações da SRAG com estes marcadores, este estudo investiga o perfil socioeconômico, clínico e epidemiológico de pacientes acometidos por SRAG por COVID-19, com comorbidades, internados em um hospital universitário no município do Rio de Janeiro, entre março de 2020 e abril de 2021. Trata-se de uma pesquisa descritiva e retrospectiva, fundamentada na análise de dados secundários provenientes da plataforma Visualiza Covid. A amostra, composta por 567 pacientes, foi submetida a análise estatística utilizando o software R, com um intervalo de confiança de 95%. Os achados evidenciam elevadas taxas de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que representa uma chance aumentada de morte em 4,52 vezes para pacientes internados no setor, e uma mortalidade significativa de 44,62%. Dentre as 29 comorbidades consideradas neste estudo, 18 se apresentam como fator de risco ao seu portador, representando um aumento nas chances para o desfecho do óbito com significância estatística (p-valor < 0,05). Destaca-se a predominância de pacientes mulheres, idosas, pardas e pretas, com baixa escolaridade e múltiplas comorbidades. Essas categorias de análise sócio demográficas também permitem análises sobre a determinação social em saúde, e que apontam diretamente para as questões de acesso à saúde e a sobrevida de pacientes hospitalizados devido à COVID-19. Espera-se que os resultados deste estudo auxiliem na ampliação da compreensão sobre os impactos da doença na população, reforce a importância de serem considerados os determinantes sociais em saúde em toda e qualquer análise de (e sobre) a saúde, bem como possa contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento das políticas públicas de saúde , afim de respostas mais eficazes diante futuras crises sanitárias.
Keywords: Covid-19
Síndrome respiratória aguda grave
Comorbidades
Perfil de saúde
Saúde pública
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-Apr-2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Gabriela Magna Valle de. Análise do perfil socioeconômico, clínico e epidemiológico associado a pacientes com comorbidades acometidos de SRAG por COVID-19 em um hospital universitário no município do Rio de Janeiro. 2025. 78 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GMVOliveira.pdf744.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.