Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/28094

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Criação de banco de dados de medicamentos por via pulmonar aprovados por agências reguladoras e investigação computacional empírica de potencial uso para o tratamento de Covid-19
Author(s)/Inventor(s): Balbino, Ana Paula Manhães
Advisor: Silva, Manuela Leal da
Co-advisor: Patrício, Beatriz Ferreira de Carvalho
Co-advisor: Esteves, Maria Eduarda Alves
Abstract: A Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (do inglês, Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 - SARS-CoV-2) é a responsável pela Covid-19, uma doença que compromete o sistema respiratório e até os dias atuais, não possui uma terapia que seja aplicada por via inalatória. A 3Clpro é uma cisteína protease essencial na replicação e transcrição do SARS-CoV-2, tornando-se um alvo para o desenvolvimento de terapias antivirais. O reposicionamento in silico de fármacos é uma estratégia para acelerar e reduzir os custos de se desenvolver um novo fármaco, uma vez que há uma importante diminuição de tempo e gastos, além de aumentar a precisão dos testes preliminares. Desse modo, este trabalho tem por objetivo criar um banco de dados de fármacos administrados por via pulmonar e avaliar o potencial inibitório destes compostos através da metodologia de triagem virtual in silico com o programa Gold e da análise de interação proteína-ligante com o programa Maestro. O banco de dados criado foi desenvolvido com fármacos administrados por via inalatória a partir de bases de dados primários de três órgãos de registro de fármacos: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Food and Drug Administration (FDA) e European Medicines Agency (EMA). As informações adicionais acerca dos fármacos selecionados foram buscadas nos bancos de dados DrugBank e PubChem. O banco de dados criado foi utilizado na etapa de ancoramento molecular visando a inibição da proteína 3Clpro do SARS-CoV-2, para a reposição dos melhores fármacos presentes no banco para o tratamento da Covid-19. Ao ser analisado no programa GOLD, dez fármacos demonstram ser potenciais inibidores da 3Clpro sendo eles: 002AEF, 034AEF, 064XXF, 078AEF_A, 078AEF_B, 077XEF, 012XXF, 036XEX_A, 036XEX_B, 035XEF e 038XXF dos quais, o 002AEF e o 034AEF foram analisados as interações ligante-proteína, inferindo assim como potenciais inibidores da proteína 3Clpro do SARS-CoV-2. Este trabalho contribui ao identificar, por meio de triagem virtual, fármacos de uso pulmonar com potencial inibitório frente à 3Clpro do SARS-CoV-2, destacando o Brometo de Aclidínio e a Iloprosta como candidatos promissores para o reposicionamento terapêutico.
Keywords: Ancoragem
Via inalatória
Bioinformática
Banco de dados
Doenças pulmonares
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
BIOTECNOLOGIA
Production unit: Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BALBINO, Ana Paula Manhães. Criação de banco de dados de medicamentos por via pulmonar aprovados por agências reguladoras e investigação computacional empírica de potencial uso para o tratamento de Covid-19. 2025.2025. 88 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2025.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APMBalbino.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.