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dc.contributor.advisorGuedes, Vânia Lisboa da Silveira-
dc.contributor.authorSilva, José Eduardo Queiroz da-
dc.date.accessioned2016-05-06T12:23:21Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:32Z-
dc.date.issued2011-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/280-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelevânciapt_BR
dc.subjectRecuperação da informaçãopt_BR
dc.subjectSistema de Recuperação da Informaçãopt_BR
dc.subjectAnálise de domíniopt_BR
dc.titleA visão analítica de domínio do conceito de relevância : um estudo comparativopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Senna, Ana Maria-
dc.contributor.referee1Santos, Maria José Veloso da Costa-
dc.contributor.referee2Barbosa, Maria de Fátima Sousa de Oliveira-
dc.description.resumoTrata-se de uma abordagem ao conceito de relevância no âmbito da Recuperação da Informação. Inicialmente é ressaltado que a relevância é um conceito concebido à luz dos paradigmas físico, cognitivo e social no campo da Ciência da Informação, sendo apontada a importância desses estudos para se obter melhor desempenho dos Sistemas de Recuperação da Informação. Nesse cenário, salienta-se que a dualidade das abordagens da relevância orientada para o sistema e para o usuário abunda na literatura, refletindo a predominância do paradigma cognitivo. No entanto, é mencionado que, do ponto de vista do paradigma social, se concebe a abordagem teórica e descritiva da análise de domínio, que transcende a dualidade das visões da relevância. Nessa perspectiva, busca-se demonstrar como a visão analítica de domínio é a abordagem mais fundamental para a relevância na Ciência da Informação. Para tanto, analisa-se comparativamente a conceituação de relevância nos estudos desenvolvidos por Birger Hjørland e Tefko Saracevic, considerados autores chaves no assunto. Os dois possuem visões ao mesmo tempo convergentes e divergentes. Após a análise das abordagens teóricas, infere-se que quanto maior o conhecimento de domínio discursivo dentro de um campo de conhecimento, mais precisos serão os critérios de estabelecimento da relevância. Finalmente, conclui-se que a visão analítica de domínio, e a sua manifestação materializada na visão subject knowledge, é a mais coerente para se compreender o fenômeno da relevância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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