Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/28213

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A criança surda e os benefícios do aprendizado de Libras como L1 na educação infantil sob uma perspectiva socioantropológica da surdez
Author(s)/Inventor(s): Souza, Luana Barcelos de
Advisor: Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
Abstract: Este trabalho discute a importância da Língua Brasileira de Sinais na Educação (Libras) Infantil, analisando os impactos de sua ausência e os desafios enfrentados na implementação de práticas bilíngues voltadas às crianças Surdas. A pesquisa parte da compreensão de que a língua é instrumento fundamental de mediação, desenvolvimento e formação da consciência, conforme sustentado pelos pressupostos sociointeracionistas de Vygotsky (1995 e 1998), Carlos Skliar (2001), Marcia Goldfeld (2002), Audrei Gesser (2009), Ana Dorziat (2009) e seus colaboradores. O objetivo geral do estudo foi analisar como a falta de acesso precoce à Libras compromete o desenvolvimento integral da criança Surda. Como objetivos específicos, buscou-se: compreender o papel da língua de sinais como primeira língua no processo educativo; refletir sobre o ouvintismo e seus efeitos na escolarização dos Surdos1 ; examinar o protagonismo Surdo nas instituições educacionais; e identificar caminhos possíveis para fortalecer a educação bilíngue na infância. A metodologia consiste em uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, articulando produções acadêmicas, legislações, documentos orientadores e pesquisas recentes sobre educação infantil bilíngue e perspectiva sociointeracionista da surdez. Os resultados evidenciam que a ausência de Libras na Educação Infantil gera atrasos significativos no desenvolvimento linguístico e cognitivo, reduz as oportunidades de interação social e restringe a construção de uma identidade surda positiva. Verificou-se também que muitas instituições ainda carecem de formação adequada, profissionais bilíngues e/ou Surdos e propostas pedagógicas alinhadas ao direito à língua de sinais. A análise sobre Protagonismo Surdo mostrou que, apesar de avanços, a presença de Surdos em cargos de gestão e decisão ainda é insuficiente, refletindo processos históricos de silenciamento e ouvintização. Nas considerações finais, conclui-se que garantir a presença da Libras desde a primeira infância não é apenas uma escolha pedagógica, mas um direito linguístico e humano. Uma educação verdadeiramente pautada na pedagogia Surda exige o reconhecimento da epistemologia visual, a superação do assistencialismo e o estabelecimento de práticas que valorizem a diferença, e não que busquem corrigi-la. Assim, o estudo reafirma a urgência de um compromisso ético e político com a educação de crianças surdas, fundamentado no respeito à sua língua, cultura e potencialidade.
Keywords: Surdez
Língua brasileira de sinais
Educação infantil
Inclusão escolar
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 16-Dec-2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOUZA, Luana Barcelos de. A criança surda e os benefícios do aprendizado de Libras como L1 na educação infantil sob uma perspectiva socioantropológica da surdez. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LBSouza.pdf428.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.