Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2822
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarros, Susana de Souza-
dc.contributor.authorAmaral, Nazareno do Nascimento-
dc.date.accessioned2017-09-15T17:34:37Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:36Z-
dc.date.issued2007-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2822-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLei de OHMpt_BR
dc.titleA Lei de OHM em cinco liçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoProposta alternativa para ensinar a lei de Ohm, o efeito Joule e a potência elétrica em cinco (5) aulas. Elaborada a partir da observação das dificuldades dos alunos no aprendizado de física (eletricidade), está direcionada para professores de física do ensino médio e discutirá: i. As grandezas físicas da lei de Ohm utilizando uma atividade experimental análogo mecânico que descreve e correlaciona o fenômeno da condução de elétrons (corrente elétrica) e um dispositivo elétrico resistivo. ii. O funcionamento de alguns dispositivos elétricos resistivos, sua utilização de maneira , segura e os cuidados para evitar acidentes. iii. O efeito Joule, a partir da demonstração de uma atividade experimental e sua aplicação no cotidiano através de dispositivos elétricos de uso doméstico (lâmpada, chuveiro elétrico e ferro elétrico de passar roupa). iv. A potência elétrica, com base em uma conta de luz residencial, para analisar consumo de energia elétrica, fazer leitura dos relógios medidores, calcular custo de consumo de energia e dar esclarecimento sobre potência nominal dos dispositivos elétricos. vi. As vantagens para o consumidor na utilização da voltagem de 220 volts, economia de energia elétrica e os riscos das instalações clandestinas (o gato). É muito importante também a discussão dos problemas trazidos a sociedade pelas instalações elétricas irregulares. vii. As grandezas físicas tensão, corrente elétrica, resistência elétrica, efeito Joule e potência elétrica no contexto de uma instalação elétrica residencial, dando ênfase a necessidade de proteger o circuito elétrico e de evitar sobrecarga. As aulas estão organizadas para serem desenvolvidas em duas etapas. Na primeira os alunos executam, em grupo, a atividade experimental orientada para os objetivos da aula, com a finalidade de se f5miliarizarem com o fenômeno e as grandezas físicas envolvidas no experimento. Na segunda, o professor aborda conceitos das grandezas físicas relevantes, faz correlação com as atividades experimentais e trata de sua utilização no cotidiano. A primeira aula trata das grandezas físicas voltagem, corrente elétrica e resistência elétrica que devem ser identificadas através da analogia entre uma lanterna e um análogo mecânico de corrente elétrica. A segunda aula discute a primeira lei de Ohm através do resultado de medidas das grandezas físicas relacionadas com a lei, efetuadas em um circuito elétrico resistivo. A terceira aula discute a segunda lei de Ohm utilizando s resultado de medidas da corrente que circula em um circuito elétrico resistivo, através de condutores elétricos com resistividade e comprimento diferentes. A quarta aula tem como objeto de estudo o fenômeno do efeito Joule, através de um circuito elétrico resistivo com condutores subdimensionados. A quinta aula faz uma abordagem sobre a importância da lei de Ohm, do efeito Joule e da potência elétrica no projeto de uma instalação elétrica residencial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NNAmaral.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.