Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2823
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barros, Susana de Souza | - |
dc.contributor.author | Almeida, Eduardo de | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-15T17:35:52Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:36Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2823 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mecânica | pt_BR |
dc.title | A termologia em cursos técnicos de mecânica nos processos de fundição | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Estabelece relações entre a Física e a sua inserção no ensino tkcnico de Mecânica no que diz respeito a processos de fundição. Dessa forma, busca-se estabelecer as conexões necessárias entre a disciplina Produção Mecânica do ensino profissional e a Física pertinente. Entende-se que a partir da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação-9394/1996), o ensino profissional passou a ser ministrado concomitante ao ensino médio, ou como complementação em um curso pós-médio com duraqão de um ano ou mais. Isso representa para o aluno a possibilidade de ter uma profissão antes de ingressar em urna universidade. Num levantatnento feito em estabelecimentos de ensino técnico, o CEFET-RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica) e a Escola Tkcnica Estadual Juscelino Kubtsheck, verificou-se que existem dois modos de ensino: o regular, que tem a parte técnica profissional inserida na carga horária do aluno, e, o pbs-médio, aquele em que há somente a parte profissional, já que o aluno concluiu o ensino regular. Examinando-se o material do ensino das disciplinas técnicas dessas instituições, foi possível perceber a despreocupação em integrar a Física com o conteúdo ensinado nas disciplinas técnicas de Mecânica. As apostilas e livros utilizados na disciplina pertinente – Produção Mecânica – só fornecem informações a respeito das operações, como tornear, soldar, fundir, sem o objetivo de interligar os processos mecânicos e os respectivos conceitos fisicos. Como complemento para atingir o objetivo geral do trabalho, desenvolveu-se um material voltado ao ensino de processos de fundição de metais, que estabelece suas características, processos e o conteúdo da Física a ser tratada no decorrer do ensino. Este trabalho poderá, ainda, possibilitar um maior suporte da disciplina aos alunos do ensino pós-médio, que podem ter dificuldades em identificar os conceitos físicos dentro da fundição. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::MECANICA, ELASTICIDADE E REOLOGIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EAlmeida.pdf | 2.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.