Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2823
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarros, Susana de Souza-
dc.contributor.authorAlmeida, Eduardo de-
dc.date.accessioned2017-09-15T17:35:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:36Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2823-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMecânicapt_BR
dc.titleA termologia em cursos técnicos de mecânica nos processos de fundiçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEstabelece relações entre a Física e a sua inserção no ensino tkcnico de Mecânica no que diz respeito a processos de fundição. Dessa forma, busca-se estabelecer as conexões necessárias entre a disciplina Produção Mecânica do ensino profissional e a Física pertinente. Entende-se que a partir da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação-9394/1996), o ensino profissional passou a ser ministrado concomitante ao ensino médio, ou como complementação em um curso pós-médio com duraqão de um ano ou mais. Isso representa para o aluno a possibilidade de ter uma profissão antes de ingressar em urna universidade. Num levantatnento feito em estabelecimentos de ensino técnico, o CEFET-RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica) e a Escola Tkcnica Estadual Juscelino Kubtsheck, verificou-se que existem dois modos de ensino: o regular, que tem a parte técnica profissional inserida na carga horária do aluno, e, o pbs-médio, aquele em que há somente a parte profissional, já que o aluno concluiu o ensino regular. Examinando-se o material do ensino das disciplinas técnicas dessas instituições, foi possível perceber a despreocupação em integrar a Física com o conteúdo ensinado nas disciplinas técnicas de Mecânica. As apostilas e livros utilizados na disciplina pertinente – Produção Mecânica – só fornecem informações a respeito das operações, como tornear, soldar, fundir, sem o objetivo de interligar os processos mecânicos e os respectivos conceitos fisicos. Como complemento para atingir o objetivo geral do trabalho, desenvolveu-se um material voltado ao ensino de processos de fundição de metais, que estabelece suas características, processos e o conteúdo da Física a ser tratada no decorrer do ensino. Este trabalho poderá, ainda, possibilitar um maior suporte da disciplina aos alunos do ensino pós-médio, que podem ter dificuldades em identificar os conceitos físicos dentro da fundição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::MECANICA, ELASTICIDADE E REOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EAlmeida.pdf2.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.