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http://hdl.handle.net/11422/2830
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Sugui Junior, Said Salem | - |
dc.contributor.author | Lima, Maurício Simões de | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-15T17:44:36Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:36Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2830 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Sala de Aula | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | O experimento em sala de aula como uma das formas de instrumento de aprendizagem - decomposição da luz branca | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Vincula o conteúdo do ensino acadêmico aos fenômenos físicos observados pelo aluno no seu dia a dia, a partir de experimentos que os simulem e na medida do possível, determinar as leis físicas que os descrevem. Uma vez que na escola de ensino médio, aonde o trabalho foi desenvolvido e pode-se generalizar para outras instituições de ensino, não é observada conexão entre experimento e teoria, as fórmulas são apresentadas como verdades absolutas, não dando ao aluno a oportunidade de ter os seus primeiros contatos com o método experimental, que é mais natural para essa faixa etária do que a teoriza~ão, que pode vir depois do entendimento dos conceitos básicos ligados aos fenômenos físicos. A partir do que foi exposto acima e das recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino (PCNEM's), adotou-se como ponto de partida o referencial da aprendizagem de Ausubel. Em um primeiro momento, no início do semestre, foi aplicado um Questionário contendo cinco quest6es ligadas a fenômenos do cotidiano, da área de óptica, especificamente decomposição da luz branca e outros fenômenos correlatos. Este questionário foi aplicado a trinta e oito (38) alunos. As respostas foram analisadas e verificou-se que os alunos tinham um conhecimento prévio do assunto, entretanto confundiam conceitos como refração e reflexão. Em um segundo momento, no final do semestre, foi apresentado um experimento, baseado no experimento clássico de Newton, para mostrar a decomposição ou dispersão da luz branca por um prisma e os conceitos de refração e reflexão foram discutidos. Substituiu-se o prisma por uma rede de difração, sendo possível determinar os comprimentos de onda do espectro que apareciam no anteparo. Apesar da montagem experimental rústica, observou-se um acordo entre os comprimentos de onda obtidos do experimento com os tabelados. Vale a pena frisar que a equipe da disciplina de física naquele período iniciou também um trabalho para apresentar alguns conceitos partindo de experimentos simples de óptica. O objetivo da aplicação e análise do questionário foi pesquisar os conhecimentos prévios dos alunos e buscar elementos como experimentos e questões para efetuar mudanças na estrutura cognitiva dos alunos. Verificou-se que os alunos não confundiam mais os conceitos de refação e reflexão, entretanto, foi notado nas questões seguintes, especificamente na quarta e na quinta, que abordavam questões relacionada do porque se enxerga os objetos e distinguem-se as suas cores, verificou-se uma confusão entre os conceitos de absorção e decomposição da luz. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
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