Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2832
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira, Lígia de Farias | - |
dc.contributor.author | Machado, Marcelo Vitor Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-15T18:01:32Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:36Z | - |
dc.date.issued | 2007-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2832 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conservação de energia | pt_BR |
dc.title | Conservações e transformações energéticas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Chaves, Francisco Artur Braun | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gregório, Miguel Angel | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Gaspar, Marcos Binderly | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesta atividade, procuramos trabalhar as transformações de energia de uma forma não tradicional, onde o aluno tem a possibilidade de externar suas ideias prévias e de visualizar a aplicabilidade da Física no seu cotidiano, através da inserção sociocultural dos tópicos apresentados. Para tanto, este trabalho conta com realização de experimentos, questionários com perspectivas de interação com a realidade de vida dos alunos, como também, de formalização de conteúdos, a fim de que o aluno possa compreender mais e melhor sobre o fazer científico. Além disso, textos que tratam de problemas atuais, como as fontes energéticas e o ineficiente aproveitamento da energia no Brasil também são apresentados em um dos tópicos sobre transformações de energia, já que com isso, o estudante tem plenas condições de desenvolver uma capacidade crítica, assim como, autonomia de raciocínio. Aos alunos que estão em fase de conclusão do ensino médio (3º ano), destina-se este trabalho, haja vista que já viram ou estão terminando por ver, alguns conteúdos que são necessários a um bom entendimento das atividades propostas. A realização desse método não tradicional de ensino nos fez constar o surgimento de um maior interesse por parte dos alunos, em saber como e por que a natureza apresenta determinados fenômenos, além de capacidades reflexivas e investigativas também terem sido notadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MVFMachado.pdf | 3.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.