Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2832
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, Lígia de Farias-
dc.contributor.authorMachado, Marcelo Vitor Ferreira-
dc.date.accessioned2017-09-15T18:01:32Z-
dc.date.available2017-09-17T03:00:15Z-
dc.date.issued2007-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2832-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConservação de energiapt_BR
dc.titleConservações e transformações energéticaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Chaves, Francisco Artur Braunpt_BR
dc.contributor.referee2Gregório, Miguel Angelpt_BR
dc.contributor.referee3Gaspar, Marcos Binderlypt_BR
dc.description.resumoNesta atividade, procuramos trabalhar as transformações de energia de uma forma não tradicional, onde o aluno tem a possibilidade de externar suas ideias prévias e de visualizar a aplicabilidade da Física no seu cotidiano, através da inserção sociocultural dos tópicos apresentados. Para tanto, este trabalho conta com realização de experimentos, questionários com perspectivas de interação com a realidade de vida dos alunos, como também, de formalização de conteúdos, a fim de que o aluno possa compreender mais e melhor sobre o fazer científico. Além disso, textos que tratam de problemas atuais, como as fontes energéticas e o ineficiente aproveitamento da energia no Brasil também são apresentados em um dos tópicos sobre transformações de energia, já que com isso, o estudante tem plenas condições de desenvolver uma capacidade crítica, assim como, autonomia de raciocínio. Aos alunos que estão em fase de conclusão do ensino médio (3º ano), destina-se este trabalho, haja vista que já viram ou estão terminando por ver, alguns conteúdos que são necessários a um bom entendimento das atividades propostas. A realização desse método não tradicional de ensino nos fez constar o surgimento de um maior interesse por parte dos alunos, em saber como e por que a natureza apresenta determinados fenômenos, além de capacidades reflexivas e investigativas também terem sido notadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MVFMachado.pdf3,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.