Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2846
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Luiz, Adir Moysés | - |
dc.contributor.author | Silva, Douglas Barros e | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-18T18:46:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:37Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2846 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Supercondutividade | pt_BR |
dc.title | A supercondutividade e suas aplicações | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho visa informar e mostrar nas salas de aula do ensino médio o que é a supercondutividade, sua descoberta, aplicações e teorias que envolvem este fenômeno. É um trabalho que pretende auxiliar professores que irão discutir os conceitos da supercondutividade. O presente trabalho foi desenvolvido por mim, com a orientação do Prof. Adir Moysés Luiz, e algumas ideias aqui expostas foram aplicadas em sala de aula em turmas do segundo ano e do terceiro ano supletivo do Colégio Realengo. Ao percebermos a completa desinformação dos nossos alunos em relação ao tema e verificarmos a falta de textos relativos ao assunto, adequados para alunos do ensino médio, resolvemos elaborar um texto com a finalidade de ser útil a professores que lecionam neste nível de ensino. Aplicamos este roteiro para as referidas turmas. Devido a dificuldades práticas de se obter nitrogênio líquido para fazer experiências envolvendo supercondutores com temperaturas elevadas, as experiências sugeridas nesta monografia foram apresentadas em sala de aula sob forma de transparências para motivar o estudo deste assunto. O trabalho foi divido em cinco partes que versam resumidamente sobre os seguintes temas: 1 - uma introdução genérica, 2 - um estudo acerca da supercondutividade, 3 - aplicações da supercondutividade, 4 - descrição de algumas montagens experimentais envolvendo a supercondutividade, e 5 - uma conclusão final na qual fazemos comentários do dos aspectos didáticos envolvidos em nossa proposta. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DBSilva.pdf | 2.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.