Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2856
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Wilma Machado Soares-
dc.contributor.authorRebello, André Luiz Santos-
dc.date.accessioned2017-09-19T17:06:21Z-
dc.date.available2017-09-21T03:00:14Z-
dc.date.issued2005-09-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2856-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotores elétricospt_BR
dc.subjectMagnetismopt_BR
dc.titleMotor elétrico e propriedades magnéticaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoApresenta uma proposta para ensinar conceitos básicos de magnetismo relacionados com o motor elétrico para os alunos do Ensino Médio. O trabalho baseia-se nas recomendações dos PCNs e na teoria construtivista da Aprendizagem Significativa. O conteúdo do trabalho foi elaborado a partir de um levantamento feito com perguntas sobre fenômenos magnéticos associados ao motor elétrico, cujo objetivo é a construção de um motor elétrico simples e rudimentar em conjunto com os alunos, para que eles sejam levados a questionar o que acontece e, daí, serem motivados a entender conceitos teóricos sobre magnetismo. Esta proposta de ensino foi desenvolvida em uma turma da 3" série do Ensino Médio, do Colégio Odete São Paio da rede particular de ensino do município de São Gonçalo-RJ. Com base nos conhecimentos introdutórios dos alunos sobre eletricidade, propomos este trabalho no estudo do magnetismo. Trata-se de entender a ação do campo magnético sobre uma corrente elétrica e da força magnética sobre um condutor (espira circular). Algumas perguntas foram feitas para direcionar a observação do fenômeno. Além disso, durante o experimento, esclarecimentos do fenômeno são feitos, com base em conhecimentos obtidos em aulas teóricas. Este motor de corrente contínua funciona de forma similar ao “motor de arranque” de um automóvel ou ao motor usado para movimentar brinquedos acionados à pilha. Mostramos algumas experiências, exemplos, perguntas e respostas a questões de vestibulares atuais sobre o tema magnetismo que estabelecem o vínculo entre a teoria e o cotidiano, que foram utilizados como organizadores prévios de acordo com a teoria da Aprendizagem Significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALSRabello.pdf3,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.